Ribeirão Pires mantém queda dos índices de criminalidade

Investimentos na segurança municipal promovem redução do número de roubos e furtos no comparativo entre junho de 2019 e do ano anterior

Os indicadores de criminalidade seguem em queda na Estância Turística de Ribeirão Pires. Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam redução nos índices de furtos e de homicídios no mês de junho desse ano, no comparativo com o mesmo período em 2018. O município teve queda de 30% no número de furto de veículos e 50% nos registros de homicídios.

No primeiro semestre de 2019, no comparativo com o mesmo período do ano anterior, Ribeirão Pires manteve a diminuição dos indicadores. Roubo em geral apresentou queda de 24% e roubo de veículos teve queda de 27%. O índice de furto em geral teve diminuição de 21% – meses de janeiro a maio.

“Estamos investindo no fortalecimento de nossa Guarda Municipal e ampliando a integração com as polícias Civil e Militar. Também estamos modernizando a estrutura de trabalho de nossa GCM, que vem sendo, desde 2017, valorizada. Isso traz impactos positivos nas ações de combate à violência”, avaliou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.

13º Festival do Chocolate – O município recebeu reforços durante o período do tradicional Festival do Chocolate, realizado na região central da cidade. Para promover um ambiente seguro e confortável aos visitantes – além de reforçar a segurança em todo município – foram designados ao evento cerca de 170 profissionais do setor por dia de festa. Agentes das polícias Civil e Militar e da Guarda Civil Municipal promovem trabalho integrado, com apoio de 16 câmeras – sendo uma Speed Dome 360º – interligada à sala de videomonitoramento instalada no evento.

Investimentos municipais contribuem para a redução da criminalidade

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, e com o apoio de instituições da cidade, investe, desde 2017, no fortalecimento das ações de combate à criminalidade. Somente em março desse ano, a Guarda Civil Municipal ganhou duas novas viaturas – modelo Hilux – equipadas para o trabalho da ROMU.

A segurança na região central do comércio foi reforçada com a entrega de nova base 24h da GCM no calçadão situado entre o Terminal Rodoviário, a Estação de Trem e o Posto Atende Fácil da cidade. O município ganhou, ainda, nova Central de Videomonitoramento Integrado da GCM – que dá suporte à fiscalização das polícias Civil e Militar e de agentes de Trânsito do município.

Além disso, a cidade ganhou, também nesse ano, a incorporação de novos Vigilantes Patrimoniais ao efetivo da Guarda Civil Municipal. Os profissionais – aprovados em concurso público – foram capacitados para exercer suas atribuições – prestar serviços de vigilância dos próprios municipais e outros locais definidos pela Administração; realizar rondas nas dependências de edifícios e áreas adjacentes; controlar entrada e saída de pessoas, veículos e materiais, entre outras.

“A segurança da cidade e da população está entre as prioridades do atual governo. Além dos investimentos, temos promovido integrações com as GCMs e polícias de toda a região, aumentando a segurança e diminuindo os índices de criminalidade”, afirma o secretário de Segurança Urbana do município, coronel José Luis Martins Navarro.

Compartilhe

Comente

Leia também