Ribeirão Pires leva peça teatral sobre trânsito para escolas municipais

Apresentações teatrais ao longo do mês de Setembro trazem informações de maneira divertida para comemorar a Semana Nacional de Trânsito

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires deu início ontem (13), às apresentações teatrais voltadas às comemorações da Semana Nacional de Trânsito na cidade. Em parceria entre as secretarias de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Defesa Civil e de Educação, a equipe de Educação para o Trânsito realizou a primeira apresentação na Escola Municipal Professora Lavínia de Figueiredo Arnoni.

A peça se chama “O errado e o certo no trânsito dos insetos”, apresentada pela Companhia Sopa de Comédia / Edna de Castro Sousa – ME. Voltado para o público infantil e infanto-juvenil, o espetáculo trabalha de forma lúdica diversos conceitos de boas práticas no trânsito, seja no papel de pedestre ou no papel de condutor.

“Uma alegria assistir junto com nossos alunos à apresentação teatral desta Semana de Educação para o Trânsito. De um jeito leve, com bom humor, usando a linguagem apropriada para as crianças do Fundamental, o grupo abordou questões sérias. O respeito e a boa convivência são indispensáveis na construção de um trânsito mais seguro e nossas crianças com certeza vão levar essa mensagem adiante”, avaliou a secretária de Educação da cidade, Rosi Ribeiro de Marco.

“Todos os condutores, seja de caminhões, vans, ônibus, automóveis, motocicletas, bicicletas e até mesmo os pedestres e passageiros podem optar por um trânsito mais seguro. Se todos estiverem motivados a esse objetivo, com certeza vamos conseguir diminuir ainda mais os índices de acidentes”, explicou o secretário de Segurança Pública, Mobilidade e Defesa Civil, Coronel Carmo Júnior.

Outras unidades escolares municipais também receberão a peça nos próximos dias, entre elas as escolas Com. Abdalla Chiedde; Eng. Carlos Rohm – unidade II; Yoshihiko Narita; e Prof. Sebastião Vayego de Carvalho. As apresentações são voltadas exclusivamente para alunos.

Semana Nacional do Trânsito – diversas ações educativas estão sendo promovidas para comemorar a Semana Nacional do Trânsito. Com o tema “Pedestre e condutor em sintonia pela vida”, a campanha inclui foco no pedestre e na segurança viária. Faixas e banners foram espalhados pela cidade, com dicas voltadas para os pedestres, locais estratégicos como escolas, unidades básicas de saúde, terminal rodoviário, paço municipal, entre outros. Nas ruas, a equipe da Educação para o Trânsito aborda veículos para transmitir informações aos condutores, também com foco na segurança.

A principal finalidade da Semana Nacional de Trânsito é conscientizar o cidadão sobre sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária. Desta forma, envolver diretamente a sociedade em reflexões sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.

Compartilhe

Comente

Leia também