Ação chamada “Day Tour” visita dois locais por vez com turmas de escolas da Estância
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio do PEPTA (Projeto de Educação Patrimonial, Turística e Ambiental), está promovendo iniciativa que envolve as crianças da rede municipal de ensino com a própria Estância Turística. Intitulada “Day Tour: Um novo olhar sobre Ribeirão Pires”, a ação leva os alunos a diversos pontos turísticos da cidade, como o Mirante São José – recém-modernizado pela Prefeitura, o Parque Oriental e o Reino Encantado da Vila do Doce – recém-inaugurado. A atividade acontece duas vezes por semana.
“O objetivo principal do projeto é gerar uma sensação de pertencimento dos jovens para com a Estância Turística, conscientizando-os sobre a importância da cidadania e da população para a manutenção do espaço público. A atividade visa proporcionar aos estudantes uma experiência enriquecedora, promovendo o conhecimento e a valorização do patrimônio local”, explicou Patrick Alan, guia turístico da Prefeitura.
O “Day Tour – Um novo olhar sobre Ribeirão Pires” apresenta dois pontos turísticos da cidade por vez para os alunos da rede de ensino, incluindo o Jardim Japonês, Parque Oriental, Mirante São José, Reino dos Doces, entre outros. As crianças têm a oportunidade de conhecer melhor a cidade e entender a importância de preservar a história e as belezas da Estância Turística de Ribeirão Pires, além de valorizar os pontos que tornam o município especial.
“Nós visitamos vários lugares muito legais de Ribeirão, o Mirante São José tinha uma vista maravilhosa e eu amei a castelo da Vila do Doce!”, disse a estudante Sophia Kajiyama, aluna do Carlos Rohm I, de apenas 9 anos, que participou da ação com a escola nesta terça-feira (2).
A atividade é realizada pela Secretaria de Turismo em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Educação da cidade, demonstrando a integração entre diferentes setores governamentais em prol da educação e do desenvolvimento local.
O PEPTA é um programa da Prefeitura de Ribeirão Pires para democratizar o acesso à informação para as crianças de várias idades e escolas da cidade. O programa tem como objetivo proporcionar educação de qualidade e enriquecedora para a juventude local, envolvendo os jovens em atividades que promovem o conhecimento com o engajamento das secretarias de Educação, Turismo e Meio Ambiente. Essa iniciativa representa um passo importante na formação cidadã e na valorização do patrimônio cultural e natural da região.
Sophia Kajiyama, de 9 anos, é aluna do Carlos Rohm I e adorou a visita
“City Tour” acontece duas vezes por semana em diversas escolas da cidade
Programa municipal leva as crianças da rede municipal para diversos pontos da Estância