Ribeirão Pires lança vídeo em celebração à Capela do Pilar

Ação realizada pela Escola Municipal de Música – ligada à SEJEL, em parceria com o Projeto “Trilhar”, celebra tradicional evento da cidade – Festa de Nossa Senhora do Pilar

Nesta quarta-feira, dia 28, a SEJEL – Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, por meio da Escola Municipal de Música de Ribeirão Pires, em parceria com o “Projeto Trilhar – Núcleo de Música, Arte e Tecnologia”, realizou a gravação de videoclipe na Capela do Pilar.

A ação celebra a tradicional Festa de Nossa Senhora do Pilar, não realizada este ano por conta das medidas restritivas em combate à pandemia da covid-19, adotadas pela municipalidade seguindo o Plano São Paulo, do Governo do Estado.

Com apoio do Estúdio Versax, o “Projeto Trilhar” lançará neste sábado, dia 1º de maio, o vídeo da música “Ave Verum Corpus”, obra do compositor W. A Mozart, nas redes sociais (Facebook e Instagram) da Prefeitura de Ribeirão Pires e da SEJEL.

“As atividades culturais presenciais seguem suspensas, por isso, não pudemos realizar a tradicional Festa de Nossa Senhora do Pilar. A Escola Municipal de Música e o Projeto Trilhar tiveram a sensibilidade de elaborar esse vídeo, para marcar a data que seria o encerramento da festividade, bem como é comemorado o Dia do Trabalhador”, explicou Claurício Gonçalves Bento, secretário da SEJEL. “Estamos utilizando plataformas virtuais para facilitar o acesso às atividades culturais realizadas na cidade”, finalizou.

Composta originalmente para coro, “Ave Verum Corpus” foi interpretada – como medida de segurança – por quarteto de cantores, representando o naipe de sopranos, mezzo sopranos, tenores e baixos, sendo: Raquel Paulin (Soprano) e Marcus Auros (barítono) – ambos convidados, Daniel Umbelino (tenor) e Marcia Umbelino (mezzo soprano) – professores da Escola Municipal de Música da cidade; além dos músicos e também professores da escola, Danilo Alves (violino); Thais Casemiro (violino); Alline Góis (violoncelo); e músico convidado Renan Sardelari (viola).

A obra “Ave Verum Corpus” integra as últimas obras sacras compostas por Mozart. Foi escrita no ano de sua morte e executada pela primeira vez em 1791, na Igreja Paroquial de Baden, próximo à Viena. A composição foi criada em período próximo à construção da Capela do Pilar – erguida em 1714, em Ribeirão Pires.

O clipe é resultado de trabalho realizado nas oficinas gratuitas de Produção Musical da cidade, em parceria com a Escola Municipal de Música de Ribeirão Pires, sob a coordenação dos professores Demétrio Montealegre e Marcos Lozano, e direção de Davi Filho. O “Projeto Trilhar” é uma ação da Prefeitura de Ribeirão Pires, em parceria com o Estúdio Versax, que estimula a economia criativa no município. Além das oficinas gratuitas de produção musical, pelo projeto são oferecidas aulas de dublagem, suspensas neste momento de pandemia.

Foto Projeto Trilhar – Gravação do clipe Ave Verum Corpus em celebração à Capela e Festa de Nossa Senhora do Pilar, em Ribeirão Pires

Compartilhe

Comente

Leia também