A Prefeitura de Ribeirão Pires por meio da Secretaria de Políticas Comunitárias e Institucionais (SPCI) vem promovendo a melhoria do sistema de acessibilidade do município. Atualmente a cidade conta com diversos meios de acesso à deficientes físicos ou com mobilidade reduzida.
Alguns trabalhos já desenvolvidos na região a partir de políticas alternativas à pessoas com deficiência tem trazido resultados positivos desde 2006, por exemplo o ônibus SETA – Serviço de Transporte Acessível, que garante o direito de ir e vir de pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida através do oferecimento do transporte coletivo com até dois motoristas em rota acessível e pré-determinada a partir do cadastro dos usuários. O serviço é fruto de uma parceria da empresa RIGRAS e a Prefeitura de Ribeirão Pires.
Atualmente, no Município temos diversos tipos de acessibilidade como calçadas do centro e estabelecimentos comerciais, onde se encontram rampas acessíveis para cadeirantes, gestantes e idosos. Além disso, a Prefeitura também garante acessibilidade por meio de placas direcionais e Alerta para deficientes visuais, com sinalizadores formados por superfícies no chão, indicando a mudança de direção correta a ser seguida.
Há também a credencial de estacionamento para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida presente nos estacionamentos públicos do Município, com concessão gratuita da Zona Azul de acordo com a legislação Municipal e Federal vigente (Lei 5738) que garante o uso da vaga para deficientes.
A Comissão Municipal de Acessibilidade vem apontando melhores soluções modernas voltadas ao acesso e à circulação de pessoas com deficiências nos variados espaços de uso comum, respeitando, para tanto, as legislações vigentes.