Ribeirão Pires intensifica busca por casos de Tuberculose

Campanha promovida pelo SAE vai até o dia 29 de março

Ribeirão Pires iniciou nesta semana a campanha de “Intensificação da busca ativa de casos de Tuberculose – 1ª fase”, do Programa de Tuberculose, promovida pelo SAE (Serviço de Assistência Especializada) do Município. A ação vai até o dia 29 de março.

Pacientes que apresentarem tosse constante há mais de duas semanas, febre ao final da tarde, suor noturno e emagrecimento, devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para a realização de exames. O objetivo da campanha é a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, a fim de evitar sua transmissão.

“A principal diferença para a Covid-19, é essa tosse persistente por muito tempo. Além disso, é comum que a pessoa perca peso e tenha sudorese noturna, que são períodos fabris durante à noite”, explica Nancy Garrido, coordenadora do SAE.

Além de afetar naturalmente os pulmões, já que os pacientes sentem dificuldades para respirar, a doença atinge também outros órgãos. “Os rins, o cérebro, gânglios e até mesmo os ossos”, esclarece Nancy, antes de complementar: “Por isso, é importante a divulgação das informações e que as pessoas se cuidem”, finaliza.

As UBS e USF (Unidades Básicas de Saúde e da Família) de Ribeirão Pires atendem de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

Compartilhe

Comente

Leia também