Ribeirão Pires integrará Muralha Paulista, evolução do sistema Detecta

Novas tecnologias da Secretaria de Segurança estadual foram apresentadas ao prefeito Guto Volpi; recurso soma a investimentos municipais

As ações de combate e prevenção à criminalidade em Ribeirão Pires serão reforçadas por meio de parceria entre Prefeitura e Governo de São Paulo. O município passará a integrar o sistema Muralha Paulista, evolução do Detecta. As funcionalidades no programa foram apresentadas nesta terça-feira (23) ao prefeito Guto Volpi, em agenda com o major da Polícia Militar do Estado, Eduardo Fernandes Gonçalves.

Durante o encontro, que contou com a presença do secretário de Segurança Urbana da cidade, Sandro Torres, do subsecretário de Mobilidade, Marcos Franco, e agentes da cidade, as novas ferramentas do Muralha Digital foram colocadas à disposição das equipes da Guarda Civil Municipal. Os GCMs farão, no início de maio, curso preparatório para o uso do novo sistema.

“Este é mais um avanço para Ribeirão Pires em termos de inovação e uso da tecnologia a serviço da segurança. Desde o último ano, ampliamos o número de câmeras de videomonitoramento 24 horas, importante suporte ao trabalho feito com excelência por nossa GCM. Totens estão sendo espalhados em pontos estratégicos. Este trabalho ganha mais força sendo feito de forma integrada com as forças policiais e a inteligência do Estado”, destacou o prefeito Guto Volpi.

De acordo com major Fernandes, o Muralha Paulista fortalecerá a parceria entre Ribeirão Pires e o Estado. “O programa tem como foco principal o controle da mobilidade criminal, fazendo uso da tecnologia. Ele vem como evolução do antigo ‘Detecta’, com integração com o Córtex, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O Muralha Paulista faz uso de tecnologia, de câmeras de vias públicas, de radares de fiscalização de trânsito. Usa inteligência para levar informação aos agentes de segurança que fazem a atuação na ponta”, afirmou.

Desde 2021, a Prefeitura iniciou trabalho para a modernização do sistema de segurança. De lá para cá, o número de câmeras de videomonitoramento subiu de 36 para 100 equipamentos.

Ribeirão Pires integrará Muralha Paulista, sistema que substitui Detecta

Novas ferramentas do Muralha Paulista foram apresentadas ao prefeito nesta terça-feira (23)

Compartilhe

Comente

Leia também