Equipamento permitirá monitoramento climático em tempo real, auxiliando ações ambientais, planejamento público e setores como agricultura e indústria
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Habitação, instalou, nesta semana, a primeira estação meteorológica profissional do município. O equipamento, alocado junto ao lago do Jardim Boa Sorte que está em processo de revitalização, ao lado base operacional da equipe de Bem-Estar Animal, marca um avanço histórico no monitoramento climático local e integra políticas públicas voltadas à segurança ambiental, prevenção e planejamento urbano.
“Estamos investindo em ferramentas que trazem mais precisão e transparência à gestão ambiental. Ribeirão Pires caminha para ser referência em tecnologia e sustentabilidade”, explicou o prefeito Guto Volpi.
De acordo com o secretário Temístocles Cristofaro, a tecnologia permitirá acesso a dados meteorológicos atualizados e precisos, acompanhados em tempo real via plataforma digital, site da Prefeitura e aplicativo Ribeirão Pires Digital. “Essa estação vai fornecer informações essenciais para tomada de decisões, desde operações de prevenção climática até apoio a agricultores e estruturas da cidade”, destacou. Essas informações serão incorporadas às plataformas nos próximos dias.
A estação mede e registra indicadores como temperatura, umidade, precipitação, direção e velocidade do vento, rajadas, intensidade luminosa, índice ultravioleta, pressão atmosférica, evapotranspiração, sensação térmica, ponto de orvalho e delta T. Os dados serão atualizados automaticamente e transmitidos via Wi-Fi ou rede móvel 3G/4G.
Além do monitoramento instantâneo, o sistema possibilitará previsão do tempo com até 16 dias de antecedência, auxiliando o planejamento de políticas públicas, ações de defesa civil, controle ambiental e o setor agrícola.
A iniciativa está alinhada às metas de sustentabilidade e ao plano municipal de adaptação climática. Segundo a administração municipal, novas unidades poderão ser instaladas em outros pontos estratégicos da cidade, ampliando a rede de monitoramento.
A Estação Meteorológica de Ribeirão Pires será a primeira da história da cidade
