Ribeirão Pires inicia agendamento para vacinação antirrábica de março

Veterinário fala sobre a importância da vacinação e sintomas da raiva em humanos

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), abriu nesta quinta-feira, dia 17, o agendamento para vacinação antirrábica. Os donos de cães e gatos que precisarem do serviço deverão ligar no telefone 4824-3748 e agendar data e horário. As doses são limitadas e a imunização gratuita ocorre na sede do CCZ , localizada na Rua Catarina Rios Giachello, 185, Jd Boa Sorte.

De acordo com o veterinário coordenador do CCZ, Paulo Sérgio França, a vacinação antirrábica segue como fundamental para evitar casos de raiva entre os animais e a transmissão para humanos. “Muita gente não tem ideia de que a raiva é um vírus mortal e segue circulante nos dias atuais, por isso, a imunização dos animais segue como a principal forma de prevenção”, comentou o veterinário.

Paulo ainda lista os principais sintomas de uma pessoa diagnosticada com o vírus da raiva. “Quando a pessoa é acometida pelo vírus, as manifestações se dão através de salivação excessiva, estado febril, fotofobia, anorexia e paralisia do sistema nervoso central”, explicou.

Devido a crise sanitária causada pelo novo coronavírus, o Governo do Estado de São Paulo suspendeu as campanhas de vacinação antirrábica, mas garantiu o envio dos imunizantes.

Os últimos casos de raiva canina no Estado de São Paulo foram registrados em 1998. Após este período, as outras variantes identificadas referem-se a morcegos, que causam uma raiva paralítica, de menor potencial de disseminação.

Serviço: Aplicação da Vacina Antirrábica – Gratuita
Período: Mês de março – Com data e horário marcado
Local: Centro de Controle e Zoonoses (Rua Catarina Rios Giachello, 185, Jd Boa Sorte)
Telefone: 4824-3748

Vacinação em Ribeirão Pires é com data e hora marcada e acontece na sede do Centro de Controle de Zoonoses

“Muita gente não tem ideia de que a raiva é um vírus mortal e segue circulante nos dias atuais”, alerta Paulo Sérgio França (Foto) veterinário do CCZ de Ribeirão Pires

Compartilhe

Comente

Leia também