Evento no centro da cidade também contou com entrega simbólica de documentos para retificação de nomes e gênero
Na manhã desta quarta-feira (28), celebrando o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio das secretarias de Turismo e de Assistência, Participação e Inclusão Social, inaugurou na Vila do Doce o Monumento à Diversidade.
Em um grande coração que leva as cores da tradicional bandeira da comunidade LGBTQIAPN +, o monumento, instituído pela Lei 6419/2019, chama a atenção para a tolerância e o respeito à diversidade.
“O monumento que estamos aqui inaugurando marca avanços em nossa cidade, e não importa em que proporção se avance, e sim sempre evoluir passo a passo para entender que a sociedade está mudando”, disse o prefeito, Guto Volpi.
Além da inauguração do Monumento à Diversidade, o evento contou também com a entrega simbólica de documentos para a retificação de nome e gênero de cinco mulheres transgênero, previamente cadastradas, que receberão auxílio nesse processo de mudança, em uma parceria da Prefeitura com o Comads (Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual).
“Estamos aqui para agradecer. Essa ação é a primeira etapa do mutirão para a retificação de nome e gênero, que serve também para lembrar que nós sempre fomos mulheres. Nós sempre tivemos esse sentimento de nascer no corpo errado, e é nesse momento que nos sentimos respeitadas como mulheres e respeitadas como cidadãs”, comenta a vice-presidente do COMADS, Alexya Manente.
Para o encerramento do Mês do Orgulho, será realizado, no dia 1° de julho, o 5° Festival da Diversidade. Reunindo nomes como Melody, Aretuza Lovi, Danny Bond, Mia Bad Girl, Dornelles, Alexya e Galpão, o evento acontece a partir das 14h no palco da Vila do Doce. Classificação indicativa de 16 anos.
Festival da Diversidade
Data: 1° de Julho
Horário: 14h
Local: Vila do Doce (Rua Boa Vista, s/n, Centro)
O monumento, que foi instituído pela Lei 6419/2019, homenageia e demonstra apoio à comunidade LGBTQIAPN+
No evento, foi realizada também a entrega simbólica de documentos para a retificação dos nomes de cinco mulheres transgênero, que receberão auxílio nesse processo de mudança