Ribeirão Pires inaugura Departamento de Proteção Animal

Foco é a preservação de animais silvestres, com ações de fiscalização, proteção, reabilitação e campanhas educacionais

O Departamento de Proteção da Fauna Silvestre e Bem-Estar Animal de Ribeirão Pires inaugurou sua nova sede na manhã desta sexta-feira, dia 02. Ligado diretamente à Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, a equipe conta com agentes ambientais, fiscais e veterinário – todos focados nos resgates, fiscalizações e proteção animal na cidade.

Localizada na Avenida Francisco Monteiro, próximo à Estátua de São José de Inox, a sede passou por reforma que incluiu novo paisagismo na área externa, pintura estilizada com desenhos na parte externa do prédio e reforma das salas para garantir atendimento especializado principalmente nos animais silvestres resgatados.

Durante a inauguração, autoridades municipais conheceram o espaço composto por recepção, almoxarifado, sala de procedimentos, vestiário, cozinha e refeitório. Ao todo, serão mais de cinco funcionários que utilizarão o prédio para atender a demanda animal.

“O Departamento de Proteção da Fauna faz parte da meta estabelecida pelo nosso Plano de Governo. É uma conquista para a nossa cidade que tanto tem o que preservar”, declarou o prefeito Clóvis Volpi, que esteve presente para a inauguração oficial da sede.

A secretária de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Andreza Araújo, fez a entrega simbólica da placa de identificação do espaço e falou sobre a importância do departamento. “Ribeirão Pires é uma cidade inserida em área de mananciais, apresentando uma demanda elevada de animais silvestres das mais diferentes espécies típicas da Mata Atlântica. É imprescindível que a gente zele e preserve a vida destes animais, com equipe especializada e empenhada em cumprir o papel de fiscalização, proteção e reabilitação”, declarou Andreza.

A equipe do Departamento também atende denúncias de maus tratos e se prepara para realizar campanhas de educação ambiental e de adoção de animais. Em caso de denúncias, foram disponibilizados dois telefones para contato: 4824-4197 ou 97211-1112 (whatsapp). É necessário se identificar no ato da denúncia, para preenchimento de cadastro, mas a Equipe de Proteção Animal explica que os dados do denunciante não são divulgados.

Compartilhe

Comente

Leia também