Prefeitura inicia realização de mamografias na rede municipal. Serviço será integrado ao atendimento do Hospital e Maternidade São Lucas
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires inaugurou nessa sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Centro de Referência à Saúde da Mulher, no Hospital e Maternidade São Lucas. Por meio da Secretaria de Saúde, a rede municipal passa a disponibilizar, a partir deste mês, exames gratuitos de mamografia. Com isso, a unidade amplia o leque de serviços voltados às moradoras, entre os quais cirurgias ginecológicas gratuitas, ultrassom de mama, ultrassom transvaginal, orientações sobre planejamento familiar, além da maternidade humanizada.
“Estamos fortalecendo a rede de atendimento para garantir mais qualidade aos serviços prestados a toda a população. Com muita alegria, entregamos nesse Dia Internacional da Mulher mais uma conquista, que é o Centro de Referência à Saúde de nossas moradoras. Além dos exames e procedimentos já realizados no Hospital e Maternidade São Lucas, teremos agora a mamografia na rede municipal, exame que é fundamental para o diagnóstico precoce de uma doença que tem maiores chances de cura quando identificada cedo, o câncer”, declarou o prefeito da cidade, Adler Teixeira, Kiko.
O Hospital e Maternidade São Lucas, situado na região central da cidade, teve sala readequada para receber o equipamento de mamografia, locado pela Prefeitura – investimento anual de R$ 394 mil. Parte do recurso utilizado para a locação foi repassada por meio de emenda do deputado federal Walter Ihoshi – R$ 250 mil para incremento de teto à unidade hospitalar.
As moradoras da cidade que realizam acompanhamento nas Unidades de Saúde serão encaminhadas pelo ginecologista da Atenção Básica para a realização de mamografia no São Lucas. Antes os exames eram feitos em unidades de referência em cidades vizinhas. Atualmente, 835 pacientes aguardam a realização da mamografia. A previsão é que sejam realizados no São Lucas até 400 exames por mês, zerando a fila de espera e atendendo a demanda da rede municipal.
“O mamógrafo na cidade facilitará o acesso desse serviço para as moradoras e irá agilizar o diagnóstico. Os resultados serão avaliados por especialista de nossa rede municipal. Se identificado algum tipo de tumor que precise de cirurgia, contaremos novamente com a parceria com o Grupo São Cristóvão, que receberá nossas pacientes e realizará o procedimento. Esse é um grande passo para garantir mais qualidade de vida às mulheres da cidade”, explicou a secretária de Saúde de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.
Além da apresentação do mamógrafo, o prefeito vistoriou o novo Centro de Captação, Digitalização e Distribuição de Imagens, também no Hospital e Maternidade São Lucas. Nessa sala, as imagens do mamógrafo e do tomógrafo serão recebidas dos equipamentos e enviadas ao Grupo São Cristóvão, para a realização do laudo. A Prefeitura também apresentou nova sala de raio-x, que foi preparada para receber o equipamento e atender, com mais conforto e qualidade, os pacientes.
Participaram do evento de inauguração o prefeito da Estância, Adler Teixeira – Kiko, o vice-prefeito Gabriel Roncon, o ex-deputado federal e atual presidente da JUCESP, Walter Ihoshi, a secretária de Saúde, Patrícia Freitas, representante do Grupo São Cristóvão Saúde, Rogério Medeiros, secretários e vereadores do município.
Serviços voltados à saúde da mulher
A rede municipal de saúde de Ribeirão Pires está fortalecendo e ampliando os serviços prestados no Hospital e Maternidade São Lucas. A Prefeitura revitalizou a unidade, que foi reaberta ao público com serviços retomados no segundo semestre de 2017.
A intervenção compreendeu a reativação e humanização da maternidade municipal, em parceria com o Grupo São Cristóvão, além da abertura de 51 leitos de retaguarda para a Unidade de Pronto Atendimento Santa Luzia. No último biênio, mais de 1500 partos foram realizados. Nos dois primeiros meses desse ano, foram quase 200 nascimentos na unidade.
Em 2018, foram realizados no Hospital e Maternidade São Lucas cerca de 3 mil exames de ultrassom transvaginal. Os exames preventivos também são realizados nas unidades da Atenção Básica. Também no último ano, a rede municipal realizou 3 mil exames de papanicolau. Desde 2017, todas as unidades contam com atendimento de ginecologista. São 10 UBSs que contam com 17 profissionais. A rede municipal conta, ainda, com um mastologista.
Desde outubro de 2018, o São Lucas realiza cirurgias ginecológicas gratuitas, entre as quais peri neoplastia, laqueadura, curetagem semiótica, exérese de lesões e histerectomia.
Para ter acesso ao serviço, as pacientes atendidas na Atenção Básica municipal que precisem desse encaminhamento passam por avaliação médica e realizam todo o processo pré-operatório com profissionais da rede municipal.
As cirurgias são realizadas no próprio São Lucas, estruturado para acolher as pacientes e acompanhante. A moradora é internada pela madrugada, passa pela operação no período da manhã e permanece internada na unidade até o final do dia, em observação.