Ribeirão Pires implanta faixa de segurança para travessia pet

A Prefeitura de Ribeirão Pires, através da Secretaria de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil, iniciou a implantação das faixas de segurança para travessia de pedestres e animais, atendendo requerimento dos vereadores Guto Volpi, Edmar Oldani e Amanda Nabeshima.

Segundo os parlamentares, a medida tem por objetivo alertar e conscientizar a população, em especial os motoristas sobre a importância de respeitar os animais que circulam pelas vias públicas.
Iniciativas similares à da Câmara de Vereadores já são vistas em inúmeras regiões do país. Em Mato Grosso do Sul, a cidade de Três Lagoas, a 338 km da Capital Campo Grande, a faixa para travessia de animais alerta para presença de capivaras comuns na cidade e que saem de noite em busca de alimentos. Outro exemplo vem do Distrito Federal onde faixas indicativas foram implantadas perto da Área de Preservação Ambiental do Planalto Central (APA), local de grande travessia de animais e alto índice de atropelamento.

A primeira faixa pet de Ribeirão Pires foi instalada na passagem que liga os dois prédios do Legislativo municipal, órgão que no ano passado instituiu conceito Pet Friendly (amigo dos animais), abrindo as portas para os bichos de estimação.

Desde então, a Casa Legislativa recebe animais de estimação de servidores e munícipes, com espaços especialmente destinados para eles, com conforto e tranquilidade, enquanto seus tutores realizam suas atividades junto aos legisladores e servidores.

Fora os visitantes, a Câmara adotou três gatos: O Zé, o Mamba e a Yummi, hoje, totalmente integrados ao cotidiano da Casa de Leis. Além da socialização e humanização do ambiente, a proposta visa conscientizar a população sobre os cuidados e proteção aos animais.

Compartilhe

Comente

Leia também