Ribeirão Pires garante Selo Amigo do Idoso

Título visa estimular municípios e entidades públicas e da sociedade civil a implantarem ações referenciadas pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso

Ontem dia 1º de outubro, o município de Ribeirão Pires recebeu o reconhecimento das ações bem-sucedidas voltadas à população da terceira idade, o Selo Intermediário do Programa São Paulo Amigo do Idoso, do Governo do Estado (instituído pelo Decreto nº 58.047/12).

O selo certifica municípios que promovem políticas públicas voltadas à pessoa idosa, principalmente em situação de vulnerabilidade social. Para conquistar a titulação, Ribeirão Pires cumpriu metas obrigatórias, como ampliação da oferta de atividades aos idosos nos CRAS – com a implantação do projeto “CRI nos Bairros”; reestruturação e formalização jurídica do Conselho Municipal do Idoso e criação do Fundo Municipal do Idoso; fortalecimento dos atendimentos das instituições de longa permanência (ILPIs) durante o período de combate ao coronavírus; entre outras.

Dentre as ações que garantiram o Selo também está o alcance da meta de inclusão no Cadastro Único – ampliando a cobertura do BPC de idosos em situação de vulnerabilidade. No período de agosto de 2018 a agosto de 2019, foram inseridos 1.544 idosos no CadÚnico, por meio de buscas ativas promovidas pelos CRAS da cidade, atendimento em diversos bairros realizados pelo Cidadania Móvel – unidade itinerante da Secretaria de Assistência Social e Cidadania; além da articulação intersetorial na rede municipal de serviços.

Compartilhe

Comente

Leia também