Ribeirão Pires ganha troféu por se destacar no índice de Fluência Leitora

Município ficou entre os 60 melhores do Estado de São Paulo; 600 cidades participaram da avaliação

A Prefeitura de Ribeirão Pires recebeu troféu “Município Destaque na Alfabetização”, elaborado pelo Governo do Estado de São Paulo, e que contemplou as 60 melhores cidades, dentre 600 que participaram, e que atingiram altos índices no IFL (Índice de Fluência Leitora) em 2023 e 2024. A solenidade ocorreu na Sala São Paulo, na manhã desta terça-feira (20).

A premiação serve para destacar a atuação do município para estabelecer a leitura fluente na faixa etária correta, que é até o 2º ano do ensino fundamental, ou sete anos de idade. Para se ter ideia, em avaliação de fluência que ocorreu no final do ano passado, Ribeirão Pires atingiu índice de 76% de estudantes que atingiram as metas de leitura.

Durante o evento, a secretária de Educação e Cultura, Rosi de Marco, subiu ao palco da Sala São Paulo para receber a premiação da equipe do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A titular da pasta também representou o prefeito da Estância, Guto Volpi.

“Esse é o resultado de profissionais que se dedicam muito para fazer da Educação de Ribeirão Pires um modelo a ser seguido. Esse prêmio espelha a atuação da Prefeitura, que atua buscando sempre a manutenção da qualidade da Educação para nossos estudantes”, declarou Rosi.

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, mantém atividades que estimulam a leitura e a escrita para que seus estudantes atinjam as metas estabelecidas pelo PNE (Plano Nacional de Educação) e também do PME (Plano Municipal de Educação).

Alfabetiza Juntos SP – Antes da premiação aos municípios que se destacaram na Fluência Leitora, o Governo do Estado de São Paulo lançou o programa Alfabetiza Juntos SP, iniciativa que pretende unir os 645 municípios com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os sete anos de idade.

A meta do Alfabetiza Juntos SP é ter 90% de crianças leitoras até o fim da atual gestão, em 2026. Para isso, a Secretaria Educação do Estado de São Paulo vai enviar material didático aos municípios, formar seus professores e ampliar a aplicação da Avaliação da Fluência Leitura.

Secretária de Educação de Cultura, Rosi de Marco, recebeu troféu. Ribeirão Pires ficou entre as 60 melhores cidades do Estado de São Paulo no Índice de Fluência Leitora

Compartilhe

Comente

Leia também