Ribeirão Pires ganha ponto da Reciclus

Voltado para descarte correto de lâmpadas, o coletor está localizado no Paço Municipal

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, instalou um ponto de descarte de lâmpadas domiciliares no Paço Municipal. A parceria com a Reciclus garante uma destinação correta para equipamentos queimados ou quebrados, evitando danos à natureza na hora de jogar fora as peças usadas ou estragadas.

Em Ribeirão Pires, ações educativas tem como objetivo garantir que materiais como pilhas usadas, baterias, medicamentos e outros produtos danosos à natureza tenham sua destinação para descarte corretamente. Para isso, também foi firmada parceria com a rede de supermercados Coop onde esses materiais podem ser entregues.

Após recolher os produtos em suas unidades, a Coop entrega todos esses materiais para uma empresa especializada em reciclagem.

Malefícios do descarte irregular

Pilhas, baterias de uso doméstico e lâmpadas apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição desses materiais, podem ser encontrados metais pesados como cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas.

Só para esclarecer, as pilhas e baterias em funcionamento não oferecem riscos, uma vez que o perigo está contido no interior delas. O problema é quando elas são descartadas e passam por deformações na cápsula que as envolvem: amassam, estouram, e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido se acumula na natureza, ele representa o lixo não biodegradável, ou seja, não é consumido com o passar dos anos. A contaminação envolve o solo e lençóis freáticos prejudicando a agricultura e a hidrografia.

Ponto de recolhimento de lâmpadas no Paço Municipal

Compartilhe

Comente

Leia também