Ribeirão Pires fortalece o papel dos Agentes Comunitários de Saúde durante a pandemia

ACS mudam rotina e recebem capacitação para manter o monitoramento da saúde pública junto à população

Ribeirão Pires tem ao todo 55 Agentes Comunitários de Saúde, que desde março de 2020, quando foi declarado estado de pandemia mundial devido a proliferação do Coronavírus, tem desempenhado um papel ainda mais fundamental no monitoramento da saúde junto à população e disseminação de informações. Nesta segunda-feira, 4 de outubro, foi comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS), estabelecido pela lei federal 11.585/2007.

O Agente Comunitário do bairro Jardim Valentina, Diego Cavalcante, comenta que no início da pandemia o trabalho ficou um pouco difícil, devido ao receio da população em receber as pessoas em suas casas, mas, que conforme o tempo, os moradores entenderam o papel dos ACS. “Foi um período complicado devido a todas as restrições que eram necessárias. Deixamos de ter aquele contato em chegar e abraçar, por exemplo. Mas, as pessoas passaram a entender que nosso trabalho é fundamental para manter os indicadores do município, assim como também monitorar a situação das saúde das pessoas”, relata Diego.

Além de atualizar os dados dos moradores para o sistema de saúde da cidade, os ACS atuam em ações de promoção à saúde, prevenção de doenças, orientações e atividades educativas, sejam domiciliares ou coletivas.

Coordenadora da Atenção Básica de Ribeirão Pires, Rosana Mattiazzo, tem investido na capacitação dos Agentes municipais. Recentemente, a cidade aderiu ao programa Saúde com Agente do Ministério da Saúde. “Para nós, a atenção básica deve estar fortalecida em todos os níveis e isso passa também pelos ACS. Além de todo o acompanhamento que eles fazem junto à comunidade, estamos fortalecendo a nossa base com a capacitação de cada um, por isso, aderimos ao Programa “Saúde com Agente” e temos a ciência que o agente capacitado oferecerá um trabalho de excelência a população, que por sua vez, terá uma melhor qualidade de vida”, destacou.

O Programa “Saúde com Agente” do Ministério da Saúde está capacitando 46 ACS de Ribeirão Pires e tem duração de 10 meses.

Agentes Comunitários de Saúde reforçam orientação aos moradores

Além de atualizar os dados dos moradores para o sistema de saúde da cidade, os ACS atuam em ações de promoção à saúde, prevenção de doenças, orientações e atividades educativas.

Compartilhe

Comente

Leia também