Ribeirão Pires estreita relacionamento com o Estado para Fortalecimento da Atenção Básica

A visita ocorreu na Unidade Saúde Familiar do Jardim Caçula

A cidade de Ribeirão Pires recebeu na tarde desta sexta-feira, dia 30, a articuladora de atenção básica da secretaria de saúde do estado, Geralda A. Vieira de Carvalho, responsável pela região do ABC na Unidade de Saúde Familiar(USF) do Jardim Caçula. Participaram do encontro o coordenador da Unidade, Juliano Leschics Santos, e a enfermeira chefe da USF, Elizzabeth Ferreira Guirra, a coordenadora de atenção básica do município, Rosana Mattiazzo Cruciani, e os Agentes Comunitários de Saúde do bairro.

O objetivo do encontro foi a otimização de protocolos, elaboração de programas e projetos para serem implementados. Além disso, foram tiradas dúvidas dos ACSs e dos funcionários, para aumentar a eficiência do atendimento.

“O papel do estado é fazer um acompanhamento das políticas públicas de saúde do município, então a gente vem trazendo um apoio técnico e qualificando os processos de trabalho das equipes. Visando sempre a melhoria do acesso, a resolutividade da atenção básica e com uma parceria com os municípios e seus gestores”, explicou a articuladora.

A ligação entre estado e município tem sido fundamental para o desenvolvimento de ações de monitoramento e avaliação da assistência básica, garantindo a qualidade do atendimento aos usuários do SUS em Ribeirão.

“É super importante essa articulação com o estado, porque eles trazem pra gente todas as diretrizes do Ministério (da Saúde), ou seja, eles são facilitadores para introduzirmos as diretrizes que a gente tem que estar utilizando”, comentou Rosana. “A visita de alguém importante do estado também ajuda a dar um novo ânimo para nossa equipe”, finalizou.

O diretor da USF falou sobre a importância da Unidade para a saúde dos moradores bairro: “A atenção básica sempre teve um papel importante para a saúde e se tornou ainda maior com a chegada da pandemia, onde os munícipes recorrem cada vez mais para nossas unidades e são muito bem acolhidos, sem a atenção básica não seria possível realizar o excelente trabalho que nossa cidade vem prestando para a saúde.”

Da esquerda para a direita Rosana Mattiazzo Cruciani, Juliano Leschics Santos, Geralda A. Vieira de Carvalho e a Egizzabeth Ferreira Guirra

Compartilhe

Comente

Leia também