Ribeirão Pires está há 42 dias sem registrar internações por Covid

100% dos leitos estão vagos desde o final de fevereiro; Há um ano, cenário era completamente diferente

Ribeirão Pires não registra internações de pacientes acometidos pela Covid-19 desde o dia 25 de fevereiro. Há 42 dias, os 15 leitos disponíveis na cidade seguem disponíveis vazios e especialistas apontam a vacinação como o principal fator para a queda do número de internações.

Há exatamente um ano, no dia 8 de abril de 2021, o cenário era completamente diferente. Ainda com o Hospital de Campanha ativo, a cidade passava por momentos críticos: Naquela data, foram notificados três óbitos pela doença e haviam 19 pacientes internados na unidade hospitalar, com 67% dos leitos de enfermaria ocupados e 65% de ocupação nós leitos de emergência. Alguns deles aguardavam por vaga no sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).

Para o médico emergencista Antônio Carlos André de Castro, que foi coordenador do hospital de campanha, o cenário atual representa um grande alívio, e o especialista indica a vacinação como a principal responsável pela queda nas internações. “Se voltarmos no tempo e dissessem que daqui um ano passaríamos quase um mês sem nenhuma internação, seria difícil acreditar. Hoje, é um grande alívio ver que estamos com o sistema de saúde tranquilo, tudo sob controle. E é claro que a vacinação se mostrou como a forma mais eficiente contra a queda de casos e internações”, destacou o médico.

O número de diagnósticos positivos para Covid na cidade também é baixo. Dos 106 testes realizados no mês de março na rede pública municipal, a taxa de positividade é de apenas 7,5%.

Leitos destinados a Covid-19 estão disponíveis desde o final de fevereiro

Compartilhe

Comente

Leia também