Ribeirão Pires está entre 10 cidades da Grande SP com melhor estrutura para o combate à COVID-19

Instituto Votorantim analisou dados sociais, demográficos e da Saúde para estabelecer vulnerabilidade dos municípios na pandemia

Ribeirão Pires está entre os 10 municípios melhor estruturados para o combate ao coronavírus na Região Metropolitana de São Paulo. De acordo com o Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM) – COVID-19, do Instituto Votorantim, a cidade ribeirão-pirense figura na 8ª posição entre 39 municípios da Grande São Paulo com maior capacidade para o atendimento e proteção da população.

Ribeirão Pires registrou índice de 44,2. A pontuação varia de 0 a 100, sendo que quando mais elevado o indicador, maior a vulnerabilidade do município.

Foram utilizados nesta pesquisa indicadores demográficos das cidades; levantamento do total de população vulnerável (por estarem em grupos de risco para a COVID-19 ou socialmente vulneráveis); perfil econômico; estrutura do sistema de saúde; organização do sistema de saúde; e capacidade fiscal da Administração Municipal. O estudo registra, ainda, número total de casos positivos de coronavírus e óbitos por COVID-19.

Ao G1, que publicou nesta quinta-feira, dia 16, a pesquisa, o gerente-geral do Instituto Votorantim, Rafael Gioielli, explicou que o índice não está relacionado à quantidade de óbitos ou confirmações de casos, mas sim à capacidade dos municípios em realizarem atendimentos e ações de proteção aos moradores, para minimizar os impactos da pandemia.

Compartilhe

Comente

Leia também