Ribeirão Pires encerra doações de livros da Biblioteca Olavo Bilac

Mais de 2.500 livros foram doados à população e exemplares remanescentes serão encaminhados à reciclagem

A SEJEL – Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo da Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Biblioteca Municipal Olavo Bilac, promoveu entre os dias 26 de agosto a 27 de setembro, o descarte participativo no saguão do Teatro Municipal Euclides Menato, no Complexo Ayrton Senna. Ao todo, 2.754 livros foram doados à população, sendo adquiridos, principalmente, por bibliotecas comunitárias e organizações não-governamentais. Os livros remanescentes serão encaminhados à reciclagem, respeitando o Programa de Coleta Seletiva – Lei Municipal 6.616/2021, que foi retomado pela gestão Volpi.

Todo o acervo da Biblioteca Olavo Bilac passou por uma minuciosa triagem a fim de selecionar materiais danificados, desatualizados, em desuso, incompletos ou com excesso de duplicatas. E o descarte participativo foi uma ação prevista por lei, atendendo ao Decreto Municipal n.º 5.126, de 26 de dezembro de 2001.

Nova sede – Todo acervo da Biblioteca Municipal foi dividido em: generalista, encaminhado à sede da Biblioteca Municipal, no Parque Oriental (local a ser inaugurado em breve). O parque também sedia o Ponto de Leitura na Casa do Origami, com livros de leitura livre, voltados ao público infanto-juvenil disponível a todos os visitantes e moradores. Os livros de conteúdo especializado em artes – dança, música, artes plásticas, teatro, literatura, poesia, entre outras linguagens, foram separados e realocados na sede da Escola Municipal de Artes e Pinacoteca, criando mais um ponto de leitura na cidade.

Segundo o secretário da SEJEL, Claurício Bento, a promoção desta atividade na cidade auxilia na propagação da cultura e educação. “A descentralização do acervo da biblioteca é uma nova proposta feita pela gestão Clóvis Volpi e está amparada no Plano Nacional do Livro e Leitura, e este descarte participativo foi algo muito importante para a Estância, uma vez que pudemos prolongar a vida útil dos exemplares, que carregam em si uma relevância histórica da cidade, por terem feito parte do acervo de nossa tradicional Biblioteca Olavo Bilac”, finalizou.

Diálogo Aberto com a população – A Biblioteca Municipal Olavo Bilac manteve um diálogo aberto com a sociedade civil, por meio da Comissão da Palavra, ligada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais. Formada por cerca de 20 membros, promoveu ações para garantir o diálogo e a participação da sociedade no processo de mudança de sede da Biblioteca Municipal para o mezanino do Parque Oriental.

O descarte participativo, direcionado à população, doou ao todo 2.754 exemplares

Compartilhe

Comente

Leia também