Ribeirão Pires elege novos membros do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial

Simultaneamente foi realizada a 5ª Pré-Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, na Casa da Juventude e Artes Urbanas

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, promoveu, no último sábado, dia 11, a 5ª Pré-Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, na Casa da Juventude e Artes Urbanas. “Mais do que promover o debate e a reflexão sobre o tema, a conferência tem como objetivo principal efetuar o encaminhamento de medidas de enfrentamento ao racismo e outras formas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural e de intolerância religiosa e fortalecer o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – SINAPIR, por meio da descentralização das políticas públicas junto ao município, Estado, Governo Federal, sociedade civil e empresas”, disse o titular da Pasta, Leonardo Biazi.

Tendo como tema “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”, a ação abordou os seguintes subtemas: o enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e étnico-cultural; enfrentamento a todo tipo de violência praticada por meio das invasões de territórios; e enfrentamento à intolerância religiosa; desenvolvimento da igualdade étnico-racial e étnico-cultural pela promoção da igualdade de oportunidades.

Simultaneamente à Conferência aconteceu, também, a eleição do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) para 2022-2024. Contando com a participação de entidades representativas como o Grupo de Apoio à Diversidade (GAD), Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Nação Hip-Hop São Paulo e do Centro de Desenvolvimento de Arte e Cultura Gingaê Camará dentre outras, o pleito teve como eleitos Manoel Messias Pereira dos Santos (titular) e Everton Patrick Vido (suplente); Elza da Silva Carlos (titular) e Ricardo di Giorgio (suplente); Bruno Almeida de Lima (titular) e Camila Araújo dos Santos Melo (suplente); Jaqueline Cardoso de Carvalho (titular) e Gilson Germano Cascardi (suplente); Rodrigo Silva Cardoso (titular) e Marcela Marques (suplente); Priscila Paulino de Moura (titular) e Otávio Ferreira da Silva (suplente).

“Um grande marco dos últimos dois anos de trabalho foi a reestruturação do Conselho. Tínhamos dificuldade em mobilizar, simultaneamente, a sociedade civil e o poder público; porém, com a efetivação do COMPIR, construímos um corpo participativo. Prova dessa evolução foi o calendário em alusão ao Dia da Consciência Negra. Espero que os próximos conselheiros deem continuidade e não deixem de ocupar todos os espaços de poder e luta contra as questões raciais”, completou Paula Regina Ferreira, presidente do COMPIR 2019-2021.

Simultaneamente à pré-conferência aconteceu, também, a eleição do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (COMPIR)

5ª Pré-Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial aconteceu neste sábado (11), na Casa da Juventude e Artes Urbanas

Compartilhe

Comente

Leia também