Cavalo, bode, cães, gatos e porcos estão entre os bichos que sofriam em um cativeiro ilegal
A Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Mauá, realizou nesta terça-feira, dia 14, o resgate de 17 animais vítimas de maus-tratos em uma região de divisa entre as duas cidades.
As equipes especializadas salvaram um cavalo, um bode, seis porcos, cinco gatos e quatro cachorros, que viviam em um local improvisado no meio da mata sem higienização mínima e em estado de desnutrição. O equino estava em estado de emergência e teve de ser levado às pressas para a base da equipe da Estância.
Os animais resgatados ficarão em observação até que possam ser adotados por novos proprietários. O responsável pelo local foi encaminhado para o 1º DP da Estância onde foi lavrado Boletim de Ocorrência. O mesmo responderá pelo crime de maus-tratos.
Punição – A lei brasileira contra maus tratos estabelece uma pena entre seis meses e um ano de detenção, além de multa que varia de acordo com a condição do animal. A prefeitura de Ribeirão Pires também abre um processo administrativo para apurar e multar casos desse tipo.
O cavalo apresentou dificuldades para andar, além de desnutrição
A lei brasileira estabelece uma pena que pode chegar a um ano de detenção