Ribeirão Pires é destaque na queda de inadimplentes entre MEI’s

A média registrada na Estância foi menor do que em outras cidades do ABC, Estado e país

Tendo em vista a recuperação econômica e os incentivos aos micro e pequenos empreendedores, Ribeirão Pires registrou redução na taxa de inadimplência do microempreendedores(as) individuais, índice menor do que o registrado do Grande ABC, do Estado de São Paulo e do País. De acordo com último relatório da Agência de Desenvolvimento Econômico e Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em janeiro de 2021, 51% dos microempreendedores individuais não estavam em dia com a contribuição mensal, ao passo que, em setembro, a taxa caiu para 38,9%. Nesse mesmo mês, a taxa de inadimplência registrada em outras cidades do ABC foi de 40,7%, no Estado, 40,6% e no Brasil, 42,1%.

“Quando analisamos a presença de MEI em relação ao total de CNPJ, o microempreendedorismo tem grande destaque em Ribeirão Pires, representando quase 65% delas. Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda tem buscado alternativas para fornecer a este público as ferramentas necessárias para sua sustentação e progresso”, explicou a titular da Pasta, Marli Silva.

Paulo Cereda, gerente do escritório regional do Sebrae ABC, analisa que os dados podem ser reflexo de uma melhora na economia. “Precisamos avaliar se isso é sustentável. É preciso que o MEI entenda que a formalização é coisa séria. Muitos formalizam, mas se esquecem das obrigações que uma empresa tem, assim como dos seus direitos. Sabemos da existência do empreendedorismo por necessidade, mas a falta de informação acaba levando à situações como a inadimplência”, explicou.

Neste sentido, Cereda adiantou que o SEBRAE, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e Consórcio Intermunicipal Grande ABC promoverão, a partir da segunda quinzena de março, campanha virtual voltada aos 204 mil MEIS da região com vídeo-aulas sobre como evitar o endividamento, onde buscar recursos, como organizar o fluxo de caixa entre outros assuntos.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Ribeirão Pires, Marli Silva, explica que tem buscado alternativas para fornecer a este público as ferramentas necessárias para sua sustentação e progresso

Compartilhe

Comente

Leia também