Ribeirão Pires disponibiliza vacina contra doença meningocócica

 

A partir deste mês, a Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires disponibilizará novo imunobiológico no calendário vacinal infantil. Todas as Unidades Básicas de Saúde do município aplicarão a vacina conjugada contra o Meningococo C, que previne a Doença Meningocócica, que pode provocar infecções graves como a meningite.

Implantação da vacina seguirá as orientações da Secretaria de Saúde do estado, considerando a disponibilidade de doses

A maior incidência da doença é em crianças menores de 05 anos. A taxa de letalidade é de 20%, e em 20% dos casos os pacientes podem ter sequelas, como surdez e déficit neurológico. A implantação da vacina seguirá as orientações da Secretaria de Saúde do estado, considerando a disponibilidade de doses.

 

Confira o calendário de implantação da vacina:

Setembro e outubro – serão vacinadas apenas crianças com idade entre 01 ano e 01 ano 11 meses e 29 dias; Crianças portadoras da síndrome de Down menores de 05 anos;

Novembro e dezembro – a vacinação passa a ser feita também para crianças com idade de 3 meses a 1 ano 11 meses e 29 dias.
A vacina também poderá ser aplicada em situações específicas (asplenia anatômica ou funcional, imunodeficiências congênitas da imunidade humoral e outras), através de prescrição médica e conforme preconiza o Manual dos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais.

Compartilhe

Comente

Leia também