Ribeirão Pires define eixos da Conferência Municipal de Saúde Mental

Temas serão debatidos e propostas finais apresentadas durante a realização do evento previsto para março

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires definiu nesta terça-feira, dia 25, os eixos de discussões da 1ª Conferência de Saúde Mental da cidade, que está marcada para o dia 11 de março das 13h às 18h, ainda sem formato definido. O eixo principal terá como temática: “Fortalecer e garantir políticas públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental, liberdade e o respeito aos direitos humanos”.

Os demais eixos, que serão debatidos em salas e as propostas formalizadas para aprovação no plenário final, terão os seguintes temas:

Eixo I: Cuidado em liberdade como garantia do direito à cidadania

Eixo II: Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental

Eixo III: Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade integralidade e equidade

Eixo IV: Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.

De acordo com a psicóloga responsável pela saúde mental do município, Ana Lúcia do Amaral Bueno, os temas foram escolhidos tendo como base o atual momento da sociedade. “Precisamos trazer para mesa de discussões os assuntos que são pautados no nosso dia a dia e que possam gerar propostas que efetivamente vão melhorar não só o atendimento nos CAPS, como também propostas sobre políticas públicas e bem estar que beneficiarão as pessoas como um todo”, destacou.

Poderão participar dos eixos de debate os membros do Conselho Municipal de Saúde e as pessoas que se inscreverem para a Conferência. A abertura para a inscrição está prevista para a segunda quinzena do mês de fevereiro.

Reunião realizada na Secretaria de Saúde definiu os eixos da 1ª Conferência de Saúde Mental

Compartilhe

Comente

Leia também