Ribeirão Pires decreta situação de emergência e garante medidas imediatas em apoio aos comerciantes da Vila do Doce

Suspensão de taxas, criação de comissão especial e ações emergenciais reforçam segurança e proteção social

A Prefeitura de Ribeirão Pires publicou, nesta terça-feira (30), no Diário Oficial o Decreto nº 7.594/2025, que declara Situação de Emergência nas áreas afetadas pelo desabamento parcial de quiosques no complexo turístico Vila do Doce, ocorrido no último dia 27 de setembro.

Com o decreto, ficam suspensos temporariamente os pagamentos de taxas de concessão e permissão de uso pelos operadores dos quiosques atingidos, medida que assegura alívio financeiro imediato aos comerciantes impactados. A suspensão será mantida até que a área seja totalmente liberada pela Defesa Civil e restabelecidas as condições de segurança necessárias para o pleno funcionamento das atividades.

Além disso, foi criada a Comissão Especial de Acompanhamento e Apuração (CEAA), que reunirá representantes do gabinete do prefeito, da Defesa Civil, da Secretaria de Obras, Turismo, Assuntos Jurídicos, Assistência Social e da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires (ACIARP). O grupo efetuará o monitoramento dos trabalhos de recuperação da área, orientando ações emergenciais e colaborando nas investigações sobre as causas do ocorrido.

Ação Complementar – Na manhã desta terça-feira (30), a Defesa Civil de Ribeirão Pires realizou a supressão de uma árvore e a poda de outra, ambas localizadas na área do incidente, para viabilizar o início das intervenções de recuperação da galeria pluvial. Já nesta quarta-feira (1º), a partir das 20h, a Rua Padre Marcos Simoni será interditada no trecho entre a Rua do Comércio e a Rua Dr. Felício Laurito, para execução de serviços na galeria pluvial que atende a Vila do Doce.

As medidas reforçam o compromisso da administração municipal com a transparência, a segurança da população e o apoio ao setor econômico local. “Nosso objetivo é oferecer respostas rápidas e efetivas, cuidando das pessoas e garantindo que o processo de recuperação seja conduzido com responsabilidade e diálogo constante com os comerciantes e a sociedade”, destacou o prefeito Guto Volpi.

Na manhã desta terça-feira (30), a Defesa Civil de Ribeirão Pires realizou a supressão de uma árvore e poda e outra, ambas localizadas na área do incidente, para viabilizar o início das interdições de recuperação da galeria pluvial

Compartilhe

Comente

Leia também