Ribeirão Pires dá início à Operação Verão Seguro 2020/2021

Defesa Civil mobiliza a sociedade civil e membros do Poder Público com ações de prevenção durante o período de fortes chuvas

A Defesa Civil de Ribeirão Pires iniciou nesta terça-feira, dia 1, a Operação Verão Seguro (OVS) com objetivo de prevenir e reduzir os danos causados durante o período de chuvas fortes – previstos entre dezembro 2020 e abril de 2021.

A Operação estabelece conjunto de ações preventivas e procedimentos emergenciais a serem adotados pelo Poder Público Municipal e pela comunidade, promovendo a organização e preparação de órgãos públicos para o gerenciamento de emergência e situações de perigo aos cidadãos durante os meses com maior intensidade de chuvas.

Nas redes sociais oficiais da Prefeitura, conteúdo de conscientização será compartilhado com o objetivo de ampliar o entendimento da população sobre as ações de segurança durante o período. Além disso, vistorias e orientações aos moradores serão realizadas nas áreas de maior atenção.

As atividades preventivas já começaram. Na última semana, a galeria pluvial localizada na região Central da cidade recebeu limpeza preventiva. Limpeza e desassoreamento do Ribeirão Grande, na Avenida Prefeito Valdírio Prisco, além de córregos na Quarta Divisão, Estrada da Cooperativa e em Ouro Fino, também foram ações já realizadas pela Prefeitura.

Orientações da Defesa Civil

Com a previsão de chuvas fortes, as indicações feitas pela Defesa Civil são:

– Não jogue lixos e entulhos nas ruas e beiras de rios;

– Verifique calhas e telhas quebradas;

– Fique atento ao surgimento de goteiras, estufamentos e trincas em paredes, terrenos e muros;

– Fique atento a árvores, muros e postes inclinados; estalos ou aumento de trincas em pedras; águas mais barrentas.

Ao verificar algum destes sinais, saia imediatamente do local e acione a Defesa Civil.

– Em caso de emergência, acione a Defesa Civil Municipal. Telefones 199 ou 4825-1830.

Compartilhe

Comente

Leia também