Ribeirão Pires cria comitê especial de planejamento de ações da Educação

Grupo discutirá protocolos para preparar redes para futura retomada das atividades presenciais. Ação terá participação de pais e do Ministério Público

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, criou comitê para discutir ações de planejamento para a retomada das aulas, prevista, dentro do Plano São Paulo, do Governo Estadual, para setembro. O cronograma de reabertura das escolas está diretamente condicionado às fases de flexibilização do Plano São Paulo do Governo do Estado. A retomada das aulas presenciais só vai acontecer se o município permanecer na etapa amarela – a terceira menos restritiva segundo critérios de capacidade hospitalar e progressão da pandemia – por 28 dias consecutivos.

O comitê é composto por profissionais da Educação, incluindo da rede privada, e tem como objetivo elaborar protocolos de segurança e as atividades pedagógicas para os cerca de 7.500 alunos matriculados na rede municipal – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

De acordo com a secretária de Educação, Flávia Banwart, os protocolos também serão discutidos com os pais e responsáveis pelos estudantes, junto ao Ministério Público e agentes de saúde, considerando as particularidades de cada unidade de ensino.

“Estamos discutindo questões pedagógicas e protocolos de segurança, mas também avaliando e preparando nossas equipes para o primeiro momento da retomada das aulas presenciais. Sabemos que o período mexeu com o emocional de muitas famílias, seja pela perda de um ente querido, ou pelas preocupações e medos relacionados à pandemia. A discussão realizada pelo comitê abrangerá, portanto, diferentes aspectos, para que possamos ter um processo de retomada ordenado e seguro para nossas crianças e suas famílias”, explicou Banwart.

Na última sexta-feira, dia 3 de julho, integrantes do comitê realizaram reunião virtual com os gestores das escolas municipais. Entre os temas abordados estão: ações pedagógicas para reforço dos conteúdos, transporte escolar, alimentação, higienização das escolas, distribuição de equipamentos individuais de proteção, além de medidas para a saúde mental voltadas aos estudantes e educadores.

Aprendendo em Casa – Como forma de manter as atividades pedagógicas, alunos da rede municipal de Ribeirão Pires estão tendo acesso a conteúdo por meio de canais digitais. A medida faz parte da ação “Aprendendo em Casa”, da Secretaria de Educação, que teve início em abril. Cerca de 95% dos estudantes matriculados participam do programa. Os conteúdos para os alunos que não têm acesso à Internet estão sendo impressos e são retirados pelos pais nas escolas.

As escolas municipais também realizam esquema de plantão, conforme agendamento para esclarecimentos dúvidas. Os professores que não têm acesso ao computador realizam o planejamento escolar de forma manual e o Coordenador Pedagógico é responsável por encaminhar aos alunos as atividades pedagógicas.

Compartilhe

Comente

Leia também