Ribeirão Pires conquista nota A do rating de capacidade de pagamento

Após um ano de política econômica austera, saneamento financeiro e contas em dia, Estância atinge nota máxima no ranking do Tesouro Nacional 

O Rating CAPAG (Capacidade de Pagamento) realizado pelo Tesouro Nacional acaba de atribuir a Ribeirão Pires a nota A em capacidade de pagamento. Esse índice é um certificado de “bom pagador” exigido pelo sistema financeiro e significa que o município possui condições de pagar as dívidas, fato de extrema importância para aquisição de novos investimentos.

Em janeiro de 2021, quando a atual gestão assumiu a prefeitura, a Estância encontrava-se com a nota C, a pior da categoria e não possuía qualificação para contrair investimentos. Em pouco mais de um ano, devido a uma política austera e com a saneamento das finanças públicas, a cidade deu um salto e, hoje, já pode, por exemplo, buscar financiamentos em instituições bancárias.

“É com muita alegria que recebemos essa notícia. Diante do quadro de desequilíbrios orçamentário, financeiro e fiscal que encontramos quando aqui chegamos, ser elevado à nota máxima em cerca de 15 meses, só comprova que fizemos bem a lição de casa”, observa o secretário de Administração e Finanças, Eduardo Pacheco.

Os dados referentes ao rating CAPAG estão disponíveis para consulta pública através do site https://www.tesourotransparente.gov.br/temas/estados-e-municipios/capacidade-de-pagamento-capag

Ribeirão lidera no ABC – entre as sete cidades da região do ABC, apenas Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra possuem nota A no rating CAPAG. Mauá e São Caetano são B. As demais, Santo André, São Bernardo e Diadema possuem nota C.

Eduardo Pacheco Secretário de Finanças e Administração

Compartilhe

Comente

Leia também