Ribeirão Pires conclui 2ª etapa de castração de cães e gatos

Protetores independentes e donos de pets previamente cadastrados participaram da ação coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente

A prefeitura de Ribeirão Pires realizou neste domingo, dia 21, a última campanha de castração de cães e gatos de 2021. Estão previstas mais campanhas para o próximo ano. A ação, que aconteceu na base do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), contemplou munícipes previamente cadastrados pela Secretaria do Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano.

A ação foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente. As castrações foram realizadas pela Veterinária Gaia com o apoio dos especialistas do Departamento de Proteção à Fauna e Bem Estar Animal e do CCZ.

“Esse é um trabalho que realizamos com bastante carinho, até porque fazia dois anos que havia sido interrompido”, declarou a secretária de Meio Ambiente, Andreza Araújo. “Esse ano já começamos esse trabalho e faremos ainda mais campanhas no próximo ano, periodicamente, já que além da questão do controle de Zoonoses é uma questão de qualidade ambiental”.

A veterinária Maria Helena Cavallari falou sobre a importância da ação: “Temos muitos casos de abandono e a castração é uma forma de evitar o aumento dessas estatísticas, já que evitamos que as fêmeas que vivem na rua procriem cada vez mais”.

Dono do Spike, um dos cachorros contemplados, Gilson Santos aprovou a ação: “Graças a Deus que teve essa campanha, porque muitos de nós não temos condições de castrar no particular”.

Balanço – Cerca de 100 animais foram castrados neste domingo, entre gatos e cachorros. A prefeitura pretende realizar mais campanhas como essa em 2022 para contemplar mais munícipes que não podem pagar pelos procedimentos em clínicas particulares.

Spike e seu dono, Gilson Santos, aprovaram a ação promovida pela prefeitura

Compartilhe

Comente

Leia também