Em mais um ano, Prefeitura priorizou qualidade de ensino ofertada para os estudantes da rede municipal
A Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, teve ano marcado pelos avanços pedagógicos e de intervenções estruturais em toda rede municipal. Uma das conquistas se refere à alimentação de todos os estudantes atendidos.
Variedade de frutas, verduras e legumes, entre outros alimentos que são fontes de nutrientes necessários para o dia a dia, fazem parte do cardápio escolar. A merenda contribui para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento dos alunos. Cerca de 14 mil refeições são servidas diariamente para crianças, jovens e adultos matriculados na rede municipal de Ribeirão Pires.
Novidade em 2019, o cardápio escolar da rede municipal passou a ser publicado semanalmente no site da Prefeitura, para que todos tenham acesso à alimentação dos estudantes.
Outro importante projeto desenvolvido foi o “Horta na Escola”. A iniciativa leva às crianças a prática da alimentação saudável e o conhecimento sobre o plantio e o cultivo de alimentos, além do desenvolvimento da compostagem.
Uniformes e kits escolares garantidos – Logo no início do ano letivo, os estudantes receberam novos kits de materiais escolares e uniformes, investimento da Prefeitura que contemplou quase 8 mil estudantes da rede municipal.
Instituto Ayrton Senna – Prioridade no setor, a qualidade de ensino da rede municipal de Ribeirão Pires foi destaque em 2019 no evento “Alfabetização 360° na perspectiva da educação integral”, promovido pelo Instituto Ayrton Senna. Os avanços obtidos com as políticas públicas educacionais implementadas em Ribeirão Pires foram referência para todo o País.
Formação permanente – A qualificação dos profissionais da Educação também esteve presente com o Programa de Formação Continuada, que promoveu capacitações teóricas e práticas envolvendo cerca de mil professores de todas as disciplinas.
Educação Infantil – Outra ação inédita que promove qualidade de ensino em 2019 foi o Lançamento Currículo Municipal da Educação Infantil. O documento está alinhado à implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e atende legislação vigente, garantindo o direto de aprendizagem de forma integral. O conteúdo proposto passou por consulta popular; foi referendado durante a Conferência Municipal de Educação, realizada em setembro de 2019; e avalizado pelo Conselho Municipal.
Universidade gratuita – Ribeirão Pires registrou importantes conquistas para a educação em 2020. Entre elas, a abertura de novos cursos pela primeira universidade estadual gratuita na cidade, a UNIVESP. A partir do próximo ano, alunos contarão com cursos à distância em Licenciaturas (Letras, Matemática e Pedagogia), e para o eixo de Computação (Engenharia de Computação, Bacharelado em Ciência de Dados e Tecnologia em Informação).
Manutenção das 33 unidades escolares – Com o objetivo de preservar o bem-estar dos alunos no ambiente escolar, a Prefeitura segue com ações de revitalização e manutenção das escolas. Outros serviços como retelhamento, pequenos consertos, recuperação de estrutura, manutenção da rede elétrica e hidráulica acontecem conforme cronograma, com investimentos da Secretaria de Educação.