Ribeirão Pires amplia vagas para moradores em situação de rua

Centro de Acolhimento Provisório tem capacidade para atender mais 15 pessoas

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis), aumentou a oferta de vagas de abrigo para moradores em situação de rua com a criação do Centro Provisório de Acolhimento – CPA, localizado à Rua João Duarte, 306 – Centro. O espaço funcionará até o final de setembro, das 19h às 7h.

Mantido através de parceria com a Associação Acolhida com Esperança da Grande São Paulo, conhecida como Casa de Acolhida, o CPA disponibiliza mais 15 vagas, sendo 10 para homens e 5 para mulheres. O espaço conta com 4 baias de canil com capacidade para até 10 cachorros e, também, vagas cobertas para carrinhos de reciclagem.

A sede da Associação Acolhida com Esperança, entidade de passagem, localizada na Quarta Divisão, tem capacidade para acolhimento de até 40 pessoas, que – além de espaço para dormir, se alimentar, tomar banho, entre outros cuidados – recebem apoio social para emissão de documentos, reinserção social e até mesmo recâmbio, no caso dos assistidos que desejam retornar à região de origem. A instituição conta com 10 profissionais, dentre os quais estão psicólogo e assistente social, e atua há 15 anos no município.

“Ribeirão Pires avançou no enfrentamento ao frio e acolhimento dos moradores em situação de rua neste período de baixas temperaturas. Uma iniciativa pioneira com a criação do CPA no Centro da cidade, ampliando acolhimento, aumentando a capacidade e evitando que haja registro de mortes por conta do frio”, explicou o secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social de Ribeirão Pires, Leonardo Biazi.

Campanha – Teve início ontem (27) a campanha Esvazie Seus Cabides cujo objetivo é arrecadar roupas e acessórios (como luvas, gorros etc) para os moradores em situação de rua. Coordenada pela Sapis, a campanha conta com caixas para arrecadação dos itens em todas as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Confira os endereços:

CRAS Ouro Fino – Estrada Eduardo Valeriano Nardeli, 367 – Ouro Fino Paulista
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

CRAS Jardim Caçula – Endereço: Rua Fagundes Varela, 7 – Jardim Caçula
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

CRAS Centro – Rua Batista Lion, 108 – Centro
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

CRAS Quarta Divisão – Estrada do Sapopemba, 5.055 – IV Divisão (Dentro do Espaço CEU)
Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Centro Provisório de Acolhimento – CPA, localizado à Rua João Duarte, 306 – Centro

O espaço do CPA funcionará até o final de setembro, das 19h às 7h

Centro Provisório de Acolhimento no Centro de Ribeirão conta com canil para abrigar até 10 cachorros

Compartilhe

Comente

Leia também