Ribeirão Pires amplia o atendimento da Saúde Mental

A Prefeitura de Ribeirão Pires por meio da Secretaria de Saúde e Higiene (SSH) disponibiliza serviços de tratamento à saúde mental no município. Com três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para atendimento de transtornos psíquicos, dependentes químicos e infância e adolescência, o município passou a atender 3.500 pacientes ao mês, anteriormente eram atendidos 2.300.

Os CAPS prestam atendimento intensivo e diário aos portadores de sofrimento psíquico grave. O Centro tem como finalidade a integralidade no tratamento de pessoas que sofrem de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros que justifiquem a permanência no cuidado intensivo personalizado.

A SSH informa que “o aumento do número de pacientes está vinculado a fatores de aumentos de ansiedade, violência e desemprego”. Os médicos do município juntamente com a equipe multidisciplinar do Serviço de Rede de Atenção Psicossocial atuam com objetivo de sanar os transtornos dos pacientes e diminuir o tempo de medicações dentro do limite mínimo necessário.

Com a preocupação em melhorar a qualidade, o Ambulatório de Saúde Mental ampliou a grade de atendimento, atuando juntamente ao CAPS 2 com estrutura mais ampla para receber maior quantidade de pacientes encaminhados pela Atenção Básica para especialidades de psicologia, psiquiatria e terapia ocupacional.

Outra novidade é a ampliação do atendimento das Residências Terapêuticas, que após passar por reformas estruturais e pintura em 2014, receberam mais 30 profissionais para atuar como cuidadores de aproximadamente 60 moradores nas residências terapêuticas.

Além destes serviços a Secretaria de Saúde disponibiliza também tratamentos de Álcool e Drogas e psicossociais adulto e infantil. Para outras informações, a Secretaria disponibiliza telefone para contato: (11) 4823-2144.

Compartilhe

Comente

Leia também