No período de combate à pandemia, quantidade de tomografias realizadas na rede municipal cresceu 53,4%
As equipes da Prefeitura de Ribeirão Pires seguem mobilizadas na luta contra o coronavírus. Além do aperfeiçoamento permanente dos protocolos da Saúde, desde os primeiros casos confirmados no Estado de São Paulo, em março, a rede municipal reforça as ações para o diagnóstico da COVID-19. Um dos exames solicitados pelos médicos para identificar sintomas da doença é tomografia, que no período de pandemia teve aumento de 53,4% na rede municipal.
Entre abril e junho desse ano, o tomógrafo do Hospital e Maternidade São Lucas realizou 1.249 exames. No primeiro trimestre no ano, foram 814 tomografias realizadas. O equipamento de tomografia de Ribeirão Pires também atende moradores de outros municípios, como Rio Grande da Serra e Mauá.
“Seguimos as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado para o diagnóstico e encaminhamento dos pacientes com suspeita de coronavírus em nossa rede. Todo o paciente que precisa de internação no Hospital Municipal de Campanha da cidade, por exemplo, realiza a tomografia. Nossos profissionais seguem mobilizados nessa luta”, avaliou o secretário de Saúde de Ribeirão Pires, João Gabriel Vieira.
Para a realização de testes de COVID-19, a Prefeitura também segue os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado. Pessoas com Síndrome Gripal que estão enquadradas em condições de risco fazem o teste na UPA Santa Luzia (profissionais da Saúde, Segurança, Limpeza Urbana, Transporte Público ou Serviço Funerário; pessoas com mais de 60 anos, doenças pré-existentes, gestantes de alto risco). Casos mais graves em que o paciente apresenta febre, dificuldade de respiração, entre outros sintomas, mesmo não integrando os grupos de risco, também têm o teste realizado, de acordo com a prescrição médica.
De março até o início deste mês, a rede municipal realizou 2.700 exames para COVID-19. Importante frisar que no Hospital e Maternidade São Lucas há protocolos específicos de atendimento e testagem. Todas as gestantes e pacientes internados na unidade realizam o teste para o coronavírus.
Tomógrafo na rede municipal de Ribeirão Pires – A Prefeitura de Ribeirão Pires realizou, em 2017, readequação estrutural no Hospital e Maternidade São Lucas para receber o equipamento de tomografia, adquirido em 2014, mas que ficou por 3 anos sem uso. Desde o início da operação do equipamento até o final de junho deste ano, a rede municipal de saúde de Ribeirão Pires realizou mais de 8.600 exames gratuitamente. Além de zerar a fila de espera, o tomógrafo do São Lucas atende 100% da demanda da rede municipal.