Ribeirão Pires alerta sobre os riscos da prática ilegal das queimadas

Prefeitura reforça orientações para os moradores que podem colaborar na fiscalização ao fazer denúncias

Para reduzir as ocorrências de queimadas, que é uma prática criminosa, a Prefeitura do município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza fiscalização permanente e o reforço do alerta à população para não atear fogo em materiais e objetos, principalmente nos terrenos baldios. O objetivo é evitar qualquer atitude que possa, além de prejudicar o meio ambiente, causar ou agravar problemas respiratórios, como é o caso dos incêndios na vegetação.  A prática de queimada é crime ambiental.

A comunidade pode colaborar na fiscalização ao fazer denúncias à Secretaria do Meio Ambiente, pelos seguintes canais: telefone 4828-9800 – Ramal 5 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h); na Ouvidoria Municipal – pelo 156; ou por através do e-mail [email protected]. É importante, que o denunciante envie fotos e vídeos, se possível, para ajudar a identificar o infrator. Caso a prática seja constatada ou tenha flagrante, o setor de fiscalização ambiental aplica multas.

Antes da pandemia, a Prefeitura recebia, em média, 3 denúncias de queimadas por mês. O número subiu para 3 denúncias diárias neste período de pandemia.

Compartilhe

Comente

Leia também