Prefeitura reforça orientações para os moradores que podem colaborar na fiscalização ao fazer denúncias
Para reduzir as ocorrências de queimadas, que é uma prática criminosa, a Prefeitura do município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza fiscalização permanente e o reforço do alerta à população para não atear fogo em materiais e objetos, principalmente nos terrenos baldios. O objetivo é evitar qualquer atitude que possa, além de prejudicar o meio ambiente, causar ou agravar problemas respiratórios, como é o caso dos incêndios na vegetação. A prática de queimada é crime ambiental.
A comunidade pode colaborar na fiscalização ao fazer denúncias à Secretaria do Meio Ambiente, pelos seguintes canais: telefone 4828-9800 – Ramal 5 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h); na Ouvidoria Municipal – pelo 156; ou por através do e-mail [email protected]. É importante, que o denunciante envie fotos e vídeos, se possível, para ajudar a identificar o infrator. Caso a prática seja constatada ou tenha flagrante, o setor de fiscalização ambiental aplica multas.
Antes da pandemia, a Prefeitura recebia, em média, 3 denúncias de queimadas por mês. O número subiu para 3 denúncias diárias neste período de pandemia.