Ribeirão Pires adere ao Programa Saúde com Agente

Programa do Ministério da Saúde visa a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE)

A Secretária de Saúde da Estância Turística de Ribeirão Pires aderiu ao Programa Saúde com Agente, que oferece cursos técnicos certificados por entidades educacionais com abrangência nacional para os Agentes de Saúde da cidade. O curso terá duração mínima de 10 meses, as aulas serão de forma híbrida, à distância e presencial, e ministradas por um enfermeiro da rede municipal de saúde. Ainda não há previsão para o início.

“O programa vai trazer a capacitação dos ACS e dos ACE, isso acaba ajudando, no sentido de melhorar os indicadores de saúde, qualidade da resolutividade de serviços da atenção primária” declarou Rosana Mattiazzo Cruciani, coordenadora de atenção básica do município. “O município já fez a adesão e agora estamos fazendo a adesão dos agentes e até o momento nós temos 46 interessados”, completou.

Serão duas turmas de 25 alunos cada, os cursos são destinados aos ACSs e aos ACEs da cidade e a expectativa da prefeitura é que sejam realizadas de 46 a 50 inscrições aproximadamente. Essa capacitação terá duração de 1.280 horas, dividida ao longo dos 10 meses, e contará com a realização de várias atividades como, por exemplo, aferição de pressão, temperatura e exame dextro, entre outras.

Poderão participar qualquer ACS ou ACE, que tenha completado o ensino médio, que está cursando o último ano ou que está matriculado na Educação de Jovens e Adultos, incluindo profissionais contratados que estejam em pleno exercício profissional e vinculados ao estabelecimento de saúde e registrados Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).

Já os enfermeiros, que serão os preceptores (professores), realizarão uma capacitação pedagógica para tutores do próprio programa, feito pela entidade educacional contratada, por EAD, sendo que cada um dos preceptores poderá ter, no máximo, 25 alunos. Haverá um repasse ao município, que vem do incentivo a ações do programa Saúde com Agente, que será realizado por meio de repasse financeiro fundo a fundo.

Rosana Mattiazzo Cruciani, coordenadora de atenção básica do município

Compartilhe

Comente

Leia também