Ribeirão Pires acrescenta pós-Covid no Plano Municipal de Saúde 2022-2025

Cidade está se preparando para prestar serviço de excelência a pacientes que tiverem sequelas da doença

A equipe técnica da Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires se reuniu na manhã desta quarta-feira, dia 26, para elaboração das propostas do Plano Municipal de Saúde que dizem respeito ao Pós-Covid, visando os próximos quatro anos, 2022-2025.

Na oportunidade, algumas propostas foram apresentadas, como a atualização e manutenção dos protocolos de atendimento, manutenção da triagem de síndrome gripal nas Unidades Básicas, treinamento dos profissionais da rede pública e atenção primária, bem como o estabelecimento de relatórios de alta dos pacientes do ambulatório pós covid, para encaminhamento às Unidades de Saúde e da Família.

A criação de um acolhimento e acompanhamento ao profissional de saúde, que está na linha de frente no combate à pandemia, também foi colocado em pauta. “É importante que possamos estabelecer um acolhimento principalmente psicológico a esse profissional, que muitas vezes necessitam desse amparo”, pontuou Malek Imad, médico coordenador do Hospital de Campanha. Ainda segundo ele, houve casos de profissionais que necessitaram de um suporte após óbitos de pacientes.

As próximas reuniões da equipe técnica abordarão outros eixos do Plano Municipal de Saúde. Já entre os dias 14 à 24 de junho, haverá a pré-conferência, apreciação e sugestões das propostas por parte da população. Inicialmente, está marcado para o dia 18 de jullho a XII Conferência Municipal de Saúde de Ribeirão Pires.

Equipe técnica da Secretaria de Saúde reunida para debater o Plano Municipal

Compartilhe

Comente

Leia também