Já há algumas semanas, Ribeirão Pires enfrenta problemas com o serviço de manutenção da iluminação pública, com diversas ruas às escuras e aguardando reparos nos postes.
Uma destas ruas é a Quintino Bocaiuva, no Centro Alto, onde há um poste aguardando por manutenção há mais de um mês na altura da esquina com a Rua Rubião Junior: “já fiz o pedido há quase dois meses, mas até agora nada. Isso causa um enorme problema de segurança e ninguém toma qualquer providência”, afirma a moradora Flávia Borges.
Em outros pontos da cidade, como o Jardim dos Eucaliptos, em Ouro Fino, a situação é até pior: “temos várias ruas às escuras aqui. Gostaria de uma providência”, afirmou uma leitora que contatou nossa redação.
Há algumas semanas, neste mesmo Mais Notícias, questionamos a Prefeitura sobre o fato de que, embora seja recolhida a CIP (Contribuição de Iluminação Pública) os reparos não estejam sendo efetuados. A prefeitura admitiu a dívida e negociou um parcelamento. Entretanto, as dificuldades para recebimento do débito que segundo fontes ligadas a Consladel passam de R$ 2 milhões, fizeram com esta empresa deixasse o Consórcio Ribeirão Luz. De fato, em visita a antiga sede da empresa, o prédio encontra fechado e disponível para locação e o número 0800 desativado, deixando os cidadãos a ver navios. Chegou a correr, inclusive, a informação de que a empresa havia encerrado as atividades, mas, fontes ligadas a Jaw Energia (que será responsável pelo contrato sozinha) negaram a informação.
Em nota, a Prefeitura de Ribeirão Pires se manifestou sobre o caso: “O Consórcio Ribeirão Luz, formado pelas empresas Consladel e Jaw foi desfeito a pedido da primeira empresa. Com isso os serviços referentes a Iluminação Pública passam a ser executados exclusivamente pela segunda empresa que está adequando todo o sistema para atender as demandas da cidade.
A Prefeitura está tomando medidas paliativas para corrigir problemas pontuais enquanto o novo sistema é colocado em operação. Pontos de iluminação estão sendo reparados em diferentes localidades com meios próprios e apenas situações em que exijam maior especialidade técnica ficarão a encargo da empresa Jaw.
Com respeito a questões financeiras, informamos que as pendências foram negociadas, resultando na renovação do contrato de prestação de serviço.
Um novo número 0800 será colocado à disposição da população para atendimento de demandas”.