Decreto formaliza estrutura vinculada à Secretaria de Cultura e consolida avanço iniciado com a entrada da cidade no catálogo da São Paulo State Film Commission
A Prefeitura de Ribeirão Pires formalizou, por meio do Decreto nº 7.607, de 5 de dezembro de 2025, a criação da Ribeirão Pires Film Commission, instância técnica vinculada à Secretaria Municipal de Cultura que passa a coordenar, apoiar e promover a realização de produções audiovisuais no município. A medida representa mais um passo estratégico desde que, em junho de 2025, a Estância passou a integrar o catálogo oficial da São Paulo State Film Commission, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo.
A institucionalização da Film Commission estabelece uma política municipal de apoio ao setor audiovisual, com foco no desenvolvimento econômico, turístico e cultural, além da geração de emprego e renda. Entre os objetivos estão posicionar Ribeirão Pires como polo atrativo para produções nacionais e internacionais, promover o patrimônio histórico, cultural e ambiental da cidade e ampliar sua visibilidade no cenário audiovisual.
Com a criação da Ribeirão Pires Film Commission, o município passa a centralizar a tramitação e a emissão de autorizações para filmagens em áreas públicas, atuando como ponto focal entre produtoras e os diferentes órgãos da administração municipal. A estrutura também será responsável pela organização de um banco de dados com locações, profissionais e prestadores de serviços locais, além da elaboração de materiais de promoção da cidade como cenário audiovisual.
“Desde o momento em que Ribeirão Pires passou a integrar o catálogo estadual, nós deixamos claro que esse não seria um movimento isolado. A criação da Film Commission é a consolidação de uma política pública que organiza, incentiva e projeta a cidade como cenário para o audiovisual, gerando oportunidades, movimentando a economia criativa e valorizando nossa identidade cultural”, destacou o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.
O decreto prevê ainda a articulação permanente com a São Paulo State Film Commission, fortalecendo a atuação em rede no território paulista e ampliando as oportunidades de Ribeirão Pires no mercado audiovisual. A autorização para filmagens deverá ser solicitada previamente à Film Commission, com prazo máximo de resposta de até dez dias úteis, garantindo mais agilidade, transparência e segurança jurídica para as produções.
A governança da política inclui a formação de uma Comissão Consultiva, com representantes do poder público e da sociedade civil, para avaliação de projetos estratégicos, além da possibilidade de ações de fomento, editais, parcerias e incentivos ao setor.
A formalização da Film Commission consolida o avanço iniciado em 2025, quando Ribeirão Pires se tornou a única cidade do Grande ABC a integrar o catálogo da São Paulo State Film Commission, plataforma que conecta municípios a produtoras de cinema, televisão, publicidade e streaming, destacando locações com potencial cênico e infraestrutura adequada.
Estância passou a integrar o catálogo oficial da São Paulo State Film Commission, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo
