Ribeirão inicia construção coletiva do Mês da Diversidade LGBTQIAP+ com participação ativa da população

Programação especial deve reunir capacitações, oficinas, feira de empreendedorismo e shows com artistas locais

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, através da Coordenadoria de Diversidade Sexual, em parceria com a Secretaria de Cultura, promoveu na última segunda-feira (12), o primeiro encontro público para a construção coletiva do Mês da Diversidade LGBTQIAP+ 2025. A reunião aconteceu na sede da Escola Municipal de Artes (EMARP), reunindo representantes da sociedade civil, coletivos, artistas e demais interessados na promoção da cidadania e dos direitos da população LGBTQIAP+.

O encontro marcou o início das atividades preparatórias para a 7ª edição do Festival da Diversidade, que será realizado em julho. Reconhecido como um dos principais eventos de valorização da pluralidade em Ribeirão Pires, o Festival contará com uma programação ampla e inclusiva, que envolverá shows com artistas locais, oficinas, palestras, feira de empreendedorismo e debates sobre a Diversidade na Diversidade.

A iniciativa reafirma o compromisso da administração municipal em fortalecer políticas públicas de inclusão e participação social, promovendo espaços de escuta e construção democrática. “É por meio do diálogo e da participação da sociedade que conseguimos avançar na promoção de uma cidade mais justa, acolhedora e plural”, destacou o secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social, Leonardo Biazi.

O morador do Jardim Luso, William Rogério Nunes, conhecido artisticamente como Benedictus Frutus, participou do encontro e elogiou a atuação do poder público municipal. “Estou atuando no setor musical desde 2022 e tenho me surpreendido positivamente com a abertura que a minha cidade, Ribeirão Pires, tem dado para as manifestações culturais. Essa construção conjunta com a população sempre traz bons resultados”, afirmou.

Boletim – Durante a reunião, também foi apresentada a Conferência Regional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais a ser realizada via Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em 28 de junho deste ano. O objetivo é fortalecer Ribeirão Pires na construção de propostas destinadas à Comunidade LGBT. O evento é organizado pelo Grupo Temático LGBT, por meio da Comissão Organizadora Regional composta por representantes do Movimento Social e do poder público das sete cidades da região.

“Com a colaboração de diversos segmentos sociais e culturais, Ribeirão Pires reafirma seu papel como referência no acolhimento e na valorização da diversidade, promovendo ações que impactam positivamente a vida das pessoas e fomentam o respeito às múltiplas identidades”, comentou Elisangela Moura, gerente na Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social.

Primeiro encontro público para a construção coletiva do Mês da Diversidade LGBTQIAP+ 2025 aconteceu nesta segunda-feira (12)

Compartilhe

Comente

Leia também