Ribeirão inicia capacitação dos candidatos a conselheiros tutelares

Vinte e dois candidatos a conselheiros tutelares concorrem ao Conselho Tutelar de Ribeirão Pires

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, iniciou, nesta segunda-feira (7), o curso de capacitação para candidatos a conselheiros tutelares para gestão 2024/2027. O encontro formativo, através da empresa contratada Social Soluções, se dará em dois dias consecutivos, de forma presencial envolvendo a abordagem dos conceitos e da prática cotidiana do Conselho Tutelar.

Entre os temas abordados no curso estão, por exemplo: o contexto dos Direitos da Criança e do Adolescente: a concepção de proteção integral; a Proteção Integral na Constituição, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar: antecedentes históricos, sociais e legais; relações: CT e Conselho de Direitos; CT e setores das Políticas Públicas (saúde, educação, assistência social, segurança); CTs e Sistema de Justiça (Ministério Público, Judiciário, Defensoria).

“A formação específica dos candidatos é muito importante para que tenham uma base da atuação do CT, eliminando o estigma de que o órgão é punitivo. A capacitação reforça que o Conselho Tutelar existe para garantir atendimento à criança e ao adolescente que tiveram seus direitos violados”, comentou Hellen Karla da Silva, secretária executiva do Departamento de Conselhos da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social.

Cronograma – A eleição acontecerá no dia 1º de outubro, no período das 8h às 17h, de forma descentralizada. Os locais de votação ainda serão divulgados.

Vinte e dois candidatos a conselheiros tutelares concorrem ao Conselho Tutelar de Ribeirão Pires

Compartilhe

Comente

Leia também