Durante o evento também foi firmado o termo de adesão ao Programa Todas in-Rede, iniciativa estadual que visa o fortalecimento do protagonismo de mulheres com deficiência
Ribeirão Pires lançou, nesta sexta-feira (15), em cerimônia no Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro, o Polo de Empregabilidade Inclusiva do Programa ‘Meu Emprego Inclusivo’, iniciativa que visa promover a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Participaram da solenidade representantes de entidades da cidade e região, parlamentares, o vice-prefeito de Ribeirão Pires, Rubens Fernandes, e representantes do Governo do Estado, entre eles a presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Irani Queiroz, e o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
O Programa Meu Emprego Inclusivo utiliza a metodologia do Emprego Apoiado, em que equipes especializadas atuam nos Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs) para apoiar a inclusão de candidatos com deficiência, aumentando sua permanência e desenvolvimento profissional. Além disso, oferece suporte às equipes de Recursos Humanos das empresas.
O programa está estruturado em seis ações principais: busca ativa de candidatos; entrevistas de profissionais para mapear habilidades; qualificação técnica e empreendedora; encaminhamento para vagas de emprego; emissão de laudos médicos baseados nas funcionalidades; e apoio às empresas para adaptação e acompanhamento de colaboradores com deficiência.
Durante o evento, Ribeirão Pires também firmou adesão ao Programa Todas in-Rede, iniciativa estadual que fortalece o protagonismo de mulheres com deficiência. Na cidade, as ações serão conduzidas por meio de trabalho intersecretarial das pastas de Assistência, Participação e Inclusão Social, e Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo.
“O Polo de Empregabilidade Inclusiva representa um passo importante para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de se desenvolver e conquistar independência financeira. Estamos unindo esforços para quebrar barreiras e criar um mercado de trabalho mais acessível e justo para todos”, destacou o vice-prefeito Rubens Fernandes.
Pessoas com deficiência interessadas em participar do programa podem comparecer a um dos Polos de Empregabilidade Inclusiva ou se cadastrar no site http://empregoinclusivo.sedpcd.sp.gov.br, para que um técnico de Emprego Apoiado entre em contato.
Durante o evento também foi firmado o termo de adesão ao Programa Todas in-Rede, iniciativa estadual que visa o fortalecimento do protagonismo de mulheres com deficiência