Ribeirão celebra mês da Consciência Negra com Hip Hop, Capoeira e Garantia de Direitos

Programação tem início neste domingo (12) com o Hip Hop Fest – 50 Anos de Cultura, na Praça Central da Vila do Doce

Em comemoração aos 21 anos da Lei Municipal nº 4653/2002 que instituiu 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra, iniciativa pioneira que fez da Estância a primeira cidade do país a incluir esse marco no calendário oficial, Ribeirão Pires amplia, durante este mês, a divulgação dos serviços de combate ao racismo e todas as formas de discriminação racial, assim como atividades culturais, como feiras, apresentações de capoeira e shows.

Programação – Neste domingo, 12, a partir das 13h, na Praça Central da Vila do Doce (Rua Boa Vista, s/n), acontece o Hip Hop Fest – 50 Anos de Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, a Nação Hip Hop Brasil e a Associação Paulista Amigos da Arte. O evento conta com Batalha de MC’s – “Torneio das Batalhas”; apresentação de breaking, expo arte de Grafitti, DJs convidados; expo arte Boombox Brasil e pocket show de rap. Entre as atrações estão os rappers Thaíde e Haikaiss.

Já no dia 19 de novembro, a partir das 13h, na Praça Central da Vila do Doce, acontece a comemoração do Mês da Consciência Negra, com a 1ª Feira Afro Ribeirão Pires. Na sequência, abertura da festividade com Povos de Terreiro (13h); apresentação de capoeira com Orquestra de Berimbau, Maculele e roda (14h); Grupo Juntos dá Samba (15h), Fabio Paixão e Amigos (16h); Samba Rock (17h); e encerramento com a Escola de Samba do Grupo Especial de São Paulo Barroca Zona Sul (18h).

Garantia de Direitos – Em 2022, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires editou o decreto nº 7.347 que instituiu a Ouvidoria Municipal da Igualdade Racial. Estruturada na Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, a iniciativa, idealizada para descentralizar o serviço e aproximar a vítima da prestação do serviço, promove atendimento presencial na sede da Casa da Juventude e Artes Urbanas, localizada à Avenida Santo André, 1.013, Centro Alto.

Cabe à Assistência Social fazer a escuta e acolhimento, através dos ouvidores designados, os devidos encaminhamentos quanto as denúncias acolhidas, submetendo aos órgãos competentes e à Ouvidoria Regional do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. João Moreira, conhecido como Mestre Pelé, é o atual ouvidor da Igualdade Racial.

Os canais de acesso direto se darão das seguintes formas: presencialmente na sede da Casa da Juventude e Artes Urbanas (CAJAU), através dos telefones (11) 4828-1900 e (11) 4825-5310 e pelo e-mail [email protected].

Além disso, a cidade conta com atuação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), instituído pela Lei Municipal nº 5.357, de 26 de novembro de 2009, ligado à Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social. O Conselho é um órgão consultivo e deliberativo, que tem por finalidade elaborar, monitorar e avaliar políticas públicas destinadas à efetiva promoção da Igualdade Racial.

Haikaiss é uma das atrações do Hip Hop Fest – 50 Anos de Cultura

Fabio Paixão e Amigos se apresentamno dia 19 de novembro, no palco da Vila do Doce

Compartilhe

Comente

Leia também