Reluz Gráfica oferece opção de impressão digital

Impressora digital utilizada pela empresa

Por muitos anos, a impressão offset (impressão indireta – a tinta passa antes por um cilindro intermediário, a blanqueta) “reinou” absoluta como a principal forma de impressão de trabalhos em gráficas. Mas, com o advento de novas tecnologias, a impressão digital vem aos poucos conquistando mais e mais espaço.

A Reluz Gráfica (Av. Humberto de Campos, 618, Vl. Ema), que está há mais de 40 anos no mercado, há quase quatro meses trabalha com este tipo de impressão. A gerente da empresa, Natália Valentin, explica a diferença básica entre os tipos de impressão. “As diferenças entre o sistema offset e o digital são basicamente técnicos. A impressão offset utiliza matrizes feitas de alumínio para gravar e transferir as imagens por meio do sistema CMYK de cores, que são adicionados separadamente ao papel para resultar em uma impressão colorida. Já a impressão digital – que se assemelha a uma impressora comum – faz essa adição de cores de forma única, o que possibilita maior agilidade na entrega e custos fixos reduzidos.”

Gráfico mostra relação de custos entre tipos de impressão

A impressão em offset é ideal para médias e grandes quantidades, visto que o custo fixo é relativamente maior. “Existem clientes que nos procuram precisando de pequenas quantidades para fazer testes de mercado. Depois, voltam e aumentam a quantidade. Ou seja, existem pedidos que são impressos primeiro na digital e depois passam para o sistema offset. Isso é bom porque faz o cliente ter um serviço de custo baixo e ao mesmo tempo estudar suas vendas antes de pedir uma quantidade grande, coisa que não era possível no sistema offset. Além disso, dávamos prazo de sete a dez dias para que ficasse pronto. Agora, com a impressão digital, porém, o prazo chega a ser de um dia apenas. Anteriormente, tínhamos que rejeitar a maioria de clientes que pediam para que o conteúdo fosse entregue no dia seguinte; isso mudou. Essa tecnologia permite que eu responda mais vezes ‘sim’”, diz Natália.

Qualidade – Apesar das diferenças no formato de impressão, a gerente da Reluz explica que não há diferença na qualidade da impressão. “O acabamento final é realizado após a impressão. Fica tão bom que, após a conclusão de todo o processo, não dá para saber qual foi impressa via offset e qual foi impressa via digital.” Até o momento, a Reluz já atendeu vários clientes por meio desta nova tecnologia. “Além disso, também temos adaptado projetos de alguns clientes antigos”, conta Natália.

Custo-benefício – É possível fazer de tudo na impressão digital. Sendo assim, cabe a pergunta: Qual dos dois tipos de impressão possui o melhor custo-benefício? Natália afirma que depende do projeto do cliente. “Na Reluz, enxergamos cada serviço de forma única. É preciso entender o objetivo do cliente com aquele impresso para sugerir o melhor custo-benefício. Muitas vezes o projeto vai exigir quantidade. Nesse caso, a solução é offset. Entretanto, se o prazo é curto e o número de impressos promocionais é pequeno, a impressão digital é a mais indicada.”

Vale ressaltar ainda que, com a impressão digital, é possível realizar qualquer tipo de impresso (conforme citado anteriormente), tais como: Adesivos, flyers, cartões de visita, rótulos, etc. A Reluz continua com seu sistema offset em paralelo com o digital. Para mais informações, ligue: 4828-3968/98618-7920 (WhatsApp) ou acesse: www.reluzgrafica.com.br.

Compartilhe

Comente

Leia também