Na última sexta-feira (6), um velho pleito dos munícipes de Ribeirão Pires foi atendido com a reinauguração do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que foi inteiramente reformulado.
O local, que não recebia investimentos há 8 anos, foi alvo de melhorias como novas salas para atendimento e procedimentos cirúrgicos, além de um laboratório de análises de insetos. Os R$ 586 mil investidos na obra são recursos do Governo do Estado.
“A estrutura física é muito importante, pois é a partir delas que conseguimos melhorar o atendimento e fazer programas preventivos, além de tratar melhor os animais”, explicou a Dra. Eliana Maciel de Góes, veterinária responsável pelo CCZ de Ribeirão Pires. Ela ainda ressaltou que o cuidado animal não é o objetivo principal do órgão: “Nosso foco principal é controlar as Zoonoses. Faremos a parte de prevenção de doenças, como a Leishmaniose, a Raiva e a Dengue, que vem com força no verão”, explicou, antes de ressaltar: “não somos abrigo de animais, mas sim um órgão de Saúde Pública”. Outra novidade é a introdução do Conselho Gestor do CCZ que será formado em breve por membros do órgão e também da sociedade civil.
“Eu creio que em dois anos e dez meses não foi um tempo muito longo para fazer o investimento que nos deixou muito felizes. É como eu sempre digo: investir no CCZ também é investir na Saúde”, afirmou o prefeito Saulo Benevides.
Adoção – O CCZ hoje conta com 22 canis que servem como abrigo temporário para cerca de 60 cães que estão aguardando uma nova família. Após a reforma, o espaço também conta com um “gatil” com filhotes de gatos também para adoção. Para adotar, entre em contato com o CCZ pelo telefone 4824-3748.