Rede Municipal de Ribeirão Pires tem melhora na avaliação do Ideb

De acordo com dados do último relatório do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados na última sexta-feira, 5 de agosto, pelo Governo Federal, a rede municipal de Ribeirão Pires alcançou a meta estipulada pelo Ministério da Educação em 2013 referente a primeira etapa do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano).

“Formação continuada de professores deve ser uma das prioridades”, afirma Leonice Moura/FOTO: Ygor Andrade

“Formação continuada de professores deve ser uma das prioridades”, afirma Leonice Moura/FOTO: Ygor Andrade

Em entrevista ao Mais Notícias, a secretária de Educação, Inclusão e Tecnologia, Leonice Moura diz que o foco da Prefeitura é aprimorar a educação básica logo na sua primeira fase. “Se a gente entrega para o Estado uma criança com sólida base de formação, ele não vai precisar perder três anos para a criança começar a aprender escrever corretamente”, explica a secretária.

Leonice também fala da importância do Ideb, mas que são números que não significam a realidade. “É importante dizer que ainda há muito para ser feito, mas nós estamos em ótima posição na Educação”, comenta sobre a qualidade do ensino, afirmando que o papel da escola não é educar, “função da família”, mas de “formar a criança” no que diz respeito ao conhecimento de mundo.

Ideb – O Ideb é um dos principais indicadores usados no país para mensurar o rendimento escolar dos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas. Composto pelo resultado da Prova Brasil e a taxa de aprovação dos estudantes, os dados são usado para monitorar a qualidade do ensino e para subsidiar políticas públicas de educação.

“Este dado é importante, mas avalia o aluno apenas nas disciplinas de Matemática e Português. É preciso entender que o aluno precisa desenvolver a capacidade analítica de conhecimento de mundo e da natureza”, rebate Leonice.

O professor – A valorização do professor deve ser uma das prioridades na Educação. “A formação continuada dos professores é uma necessidade e ela deve ser implantada no Município”, afirma Leonice. Outra atitude feita por ela é colocar o professor para lecionar a disciplina na qual ele se formou. “Na gestão anterior tinha pedagogo dando aula em disciplinas de formação diferente da sua, isso atrapalha na educação. Se é formado em Matemática, deve lecionar Matemática”, diz a secretária.

Leonice revela que foi criticada no inicio da gestão: “Muitos diziam que estávamos perdendo bons professores porque eles estavam saindo. Acredito que perdemos professores, os bons continuaram. Se fosse assim, nossa nota não teria subido no Ideb”, rebate.

“Com muito diálogo, no mês de abril deste ano conseguimos estabelecer a reposição salarial, com percentual que chegou a 14%, sendo a equiparação do piso salarial a todos os professores e o dissídio de concedido a todos os servidores”, explica Leonice. “Temos o compromisso de investir prioritariamente nos professores, pois são eles que fazem diariamente uma educação de qualidade na Rede Municipal de Ensino”, finaliza a vice-prefeita e secretária.

Compartilhe

Comente

Leia também