Reciclagem é o tema principal do Plano Regional de Resíduos Sólidos

Ontem (27), foi realizada na Câmara Municipal audiência pública do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Grande ABC (PGIRS ABC) promovido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O principal objetivo do Plano é o planejamento de soluções como a ampliação da coleta seletiva, educação e comunicação socioambiental e a destinação dos resíduos domiciliares e da construção civil das sete cidades do ABC.

O debate gerou ideias para se implantadas

O debate gerou ideias para se implantadas

De acordo com estudos realizados pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), cerca de 1 milhão de toneladas de lixo são produzidas no ABC por ano, e são destinadas a aterros sanitários de Mauá e Santo André. Ainda segundo o planejamento feito pela FESPSP, com a separação o lixo orgânico e do reciclável pode-se diminuir ao máximo coleta de lixo nas cidades e ampliar a reciclagem, reduzindo em até 21% a produção de lixo em 20 anos.

“É importante separar o lixo reciclável do lixo orgânico e a ideia do planejamento é boa, porém devia começar nos bairros pequenos e ir ampliando aos poucos para a cidade. Assim dá para praticar a coleta seletiva e fazer de Ribeirão uma cidade modelo”, declarou o morador do bairro Rancho Alegre, Wiliam Garcia.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Silmara Delfino, é importante que os moradores separem os materiais recicláveis e deixem em um ambiente fechado para que a Cooperpires faça a coleta. “A ideia que o morador citou de começar nos bairros é um bom projeto para se pensar”.

A próxima audiência pública acontece amanhã (29) no Salão Nobre do Fundo Social em Rio Grande da Serra.

 

Compartilhe

Comente

Leia também