Ontem (27), foi realizada na Câmara Municipal audiência pública do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Grande ABC (PGIRS ABC) promovido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O principal objetivo do Plano é o planejamento de soluções como a ampliação da coleta seletiva, educação e comunicação socioambiental e a destinação dos resíduos domiciliares e da construção civil das sete cidades do ABC.
De acordo com estudos realizados pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), cerca de 1 milhão de toneladas de lixo são produzidas no ABC por ano, e são destinadas a aterros sanitários de Mauá e Santo André. Ainda segundo o planejamento feito pela FESPSP, com a separação o lixo orgânico e do reciclável pode-se diminuir ao máximo coleta de lixo nas cidades e ampliar a reciclagem, reduzindo em até 21% a produção de lixo em 20 anos.
“É importante separar o lixo reciclável do lixo orgânico e a ideia do planejamento é boa, porém devia começar nos bairros pequenos e ir ampliando aos poucos para a cidade. Assim dá para praticar a coleta seletiva e fazer de Ribeirão uma cidade modelo”, declarou o morador do bairro Rancho Alegre, Wiliam Garcia.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Silmara Delfino, é importante que os moradores separem os materiais recicláveis e deixem em um ambiente fechado para que a Cooperpires faça a coleta. “A ideia que o morador citou de começar nos bairros é um bom projeto para se pensar”.
A próxima audiência pública acontece amanhã (29) no Salão Nobre do Fundo Social em Rio Grande da Serra.